Bem-vindo, use nossas ferramentas de acessibilidade.
C C C C
A- A+
Por aí. /Miscelânea.

Alta concentração: 7 das mais efetivas táticas

Descubra como aumentar seus níveis de foco e concentração por meio de 7 dicas simples e práticas

5 de junho de 2021
Alta concentração: 7 das mais efetivas táticas

Imagem: Reprodução

A capacidade de se concentrar em um determinado assunto é crucial para obter resultados positivos em relação a essa atividade, como ao estudar para uma prova ou realizar uma tarefa importante no trabalho. Dada a importância dessa faculdade mental, ao longo dos anos, métodos derivados da pesquisa científica têm sido desenvolvidos com o objetivo de evitar distrações e, assim, garantir maior eficiência em qualquer situação.

Além dessas técnicas, existem truques muito simples que você pode aplicar facilmente em seu dia a dia sem nenhuma complexidade. A seguir, dê uma olhada em uma lista de dicas importantes para ajudá-lo a manter o foco.

 

COMO FAZER O AMBIENTE PARECER INCRÍVEL COM ESSA DICA?

Além de causar danos à audição, permanecer em um local barulhento (como o ruído do trânsito na rua) também pode prejudicar sua capacidade de concentração. Quando se trata de aumentar a concentração, as melodias podem ser uma fonte eficaz, embora em alguns momentos um ambiente silencioso seja mais recomendado porque nem todos os estilos musicais são indicados para um momento em que um alto nível de atenção é necessário. Evite músicas animadas com ritmos muito rápidos e prefira ritmos mais lentos que são capazes de causar relaxamento e consequentemente beneficiar o cérebro na tarefa de concentração.

 

 

MUNDO MODERNO: OFICINA DAS DISTRAÇÕES

É fato que o desenvolvimento de dispositivos tecnológicos nos últimos anos tem beneficiado o ser humano em diferentes áreas da vida. Porém, mesmo com os benefícios proporcionados pelos aplicativos de redes sociais, por exemplo, fique desconectado de qualquer meio que possa “roubar” sua atenção na hora errada. Se você se distrai facilmente com Facebook, Twitter, Whatsapp, etc., coloque seu celular em modo avião para evitar a distração que dispara com as notificações.

Parece uma recomendação óbvia quando se trata de focar de forma mais eficaz, mas vale destacar a importância de desligar a televisão, smartphones e outros aparelhos que possam distrair você ao realizar uma determinada atividade que requer muita atenção. Use seu celular ou computador no máximo para pesquisar algum conteúdo necessário para determinada tarefa, mas tome cuidado com o excesso de informações e a facilidade de dispersão que a internet oferece. Um escritório ou escrivaninha bagunçada é uma “oficina de distração”.

SAIBA COMO ENCONTRAR UMA SOLUÇÃO DIVERTIDA

Brincadeira para alguns e esporte para outros, alguns jogos que exigem um raciocínio lógico, como xadrez e videogames, podem ser uma ótima opção para melhorar sua capacidade de foco e concentração. No entanto, no caso de jogos digitais, seja excessivamente cauteloso, pois isso pode atrapalhar sua atenção a outras atividades. Portanto, não gaste horas dominando os controles em mãos.

 

DESCANSE O CÉREBRO: FAÇA UMA PAUSA E VOLTE COM MAIS ENERGIA

Ser produtivo nem sempre significa atingir todos os seus objetivos de uma vez, algo que pode afetar sua concentração por meio do cansaço mental sem que você perceba. Então, se programe para ter um bom período de sono, buscando atingir as oito horas dormidas por noite.

 

MENUS EQUILIBRADOS

Uma alimentação equilibrada é a chave para o bem-estar em muitos aspectos, incluindo o funcionamento saudável do cérebro e, consequentemente, das suas funções cognitivas, como o foco e a concentração.

 

ESCREVA SEUS PENSAMENTOS

Você está com a cabeça cheia de “lembranças” sobre diferentes compromissos e de várias reuniões do seu dia a dia? Evite problemas que possam distraí-lo, anote tudo o que você precisa fazer e elimine qualquer tipo preocupação. Você assim como eu se considera uma pessoa muito distraída? Nesse caso, mesmo que você coloque todas essas técnicas em prática, não espere que essa característica apareça da noite para o dia. Como qualquer outra capacidade mental, o foco e a concentração levam tempo para se desenvolver, então não desista!

MENTE DISPERSA: LIVRE-SE DO ESTRESSE

A capacidade de concentração pode ser prejudicada por episódios de estresse e maus hábitos, como alimentação desregulada e pobre em nutrientes, noites mal dormidas e consumo de bebidas alcoólicas, por exemplo. Estudos têm mostrado que pessoas que têm uma vida estressante, não praticam exercícios físicos, dormem mal e têm uma dieta desequilibrada têm maior probabilidade de se dispersarem.

Determine o horário para manter uma rotina de trabalho, com horários de início, almoço e término das atividades. Dessa forma, fica mais ter fácil um parâmetro de como está indo seu rendimento no dia e não se perder no escritório ou em casa. Evite redes sociais. Às vezes, espiar o que os outros estão fazendo e postar pode levar a uma perda de tempo desnecessária. Portanto, se você não consegue se controlar, ajuste as configurações do seu celular ou baixe um aplicativo que permite bloquear o acesso às redes sociais durante o horário de trabalho.

O cérebro é responsável por controlar todo o seu corpo. É por isso que a saúde mental é importante. Seguindo as dicas acima, você estará no caminho certo para cuidar da mente. No entanto, é necessário estar atento a alguns sintomas que podem ocorrer, como ansiedade, depressão, fadiga, até mesmo burnout, que são transtornos mentais causados ​​pelo excesso de trabalho. Se você tiver algum desses sintomas, é recomendável procurar um especialista que cuidará da sua saúde mental. Não tenha medo de assumir seus sentimentos e fraquezas. Anote essas dicas e cuide-se bem!

 

☆ Gostou do conteúdo de hoje?! Se sim, me deixe saber disso!

📩 Envie comentários, elogios, críticas, dúvidas ou sugestões para stelamarisfp@gmail.com

Stela Maris

Pesquisadora, observadora e contadora de histórias. Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Possui MBA Assessoria de Imprensa na Comunicação Digital. Gosta de escrever e de falar sobre jornalismo e mídias digitais! Entusiasta da comunicação, tecnologia, empreendedorismo, arte, design, criatividade e cultura. No projeto Antes do Ponto Final, escreve mensalmente sobre arte, cultura, dança, criatividade e outros temas que possam ser interessantes dentro desse universo.

Baixe o e-book e saiba mais sobre.