Bem-vindo, use nossas ferramentas de acessibilidade.
C C C C
A- A+
Por aí. /Diálogos.

O universo fantástico como espelho da realidade e da representatividade

1 de junho de 2025
O universo fantástico como espelho da realidade e da representatividade

Com a promessa de um ‘conto de fadas’ repaginado para os tempos atuais, “As engenhosas historietas ” marca a estreia oficial de Morgana (nome social) no mundo literário. Embora já tenha participado de um coletivo em Catalão, esta é a primeira vez que uma de suas ideias ganha vida de forma tão intensa e singular.

Em três capítulos, o livro, em formato e-book, aborda uma mini saga épica dentro das historietas, que também podem ser lidas de forma independente. Segundo a autora, as histórias contemplam outros assuntos do mundo fantasioso, como bruxas e lobisomens, trazendo também uma pitada de suspense a obra.

Em entrevista, a autora revelou a inspiração por trás das histórias que, com magia e seres fantásticos, abordam as vivências LGBTQIAPN+:

 

Antes do Ponto Final: Qual foi sua principal motivação para escrever?

Morgana: Eu sempre senti uma afinidade profunda com a literatura em suas várias expressões enquanto arte, e também sempre tive uma mente muito intuitiva e criativa o que acabou ajudando muito nesse processo de identificação entre a minha existência e no meu processo de construção enquanto artista. Acredito que todas as pessoas que produzem algum tipo de arte possuem inúmeros motivos para responderem essa questão, mas quando você é uma pessoas LGBTQIAPN+, você entende um processo de solitude muito mais cedo do que outras pessoas, e eu utilizei a escrita como uma forma de fuga e também de expressão da minha criatividade, como um alento para minimizar os momentos de dores e solidão. Além disso, é bom fazer algo que os outros reconhecem que você é boa nisso.

APF: Como você teve a ideia do livro e do que trata a história?

Morgana: Eu tive a ideia de criar um livro em que trouxesse questões muito pontuais sobre a vivência de uma pessoa LGBTQIPN+ e optei por mesclar isso com a construção de conto, que trazem essa questão de uma ideia reflexiva a ser levada com a história apresentada. Considero como um conto de fadas da nova era. O universo fantástico sempre fez parte sim da minha infância e adolescência, e a existem obras muito interessantes como a saga Harry Potter e a Saga Winx, por isso optei por esse estilo.

Outro ponto importante, é que todos os personagens do livreto são LGBTQIAPN+. Além de uma forma de autorrepresentação de vivência e maneira de me posicionar no mundo, eu penso que normalmente o mundo literário foi feito por muito tempo para pessoas cisheteros, não sobrando muito espaço para pessoas LGBTQIAPN ou personagens principais vistos como merecedores de tal importância para serem lidos ou representados. Por isso, decidi montar o livro também pensando em vários recortes de gênero, raça, expressões de gênero para ser inclusivo para mostrar a relevância dos diferentes recortes de existência LGBTQIAPN que merecem ser protagonistas da sua própria histórias e vidas.

APF: Na sua visão, qual a importância de livros que abordam a temática LGBTQIAPN+?

Morgana: Eles abordam as lutas por nossos relacionamentos amorosos, a luta por nossa existência e talvez até mesmo o seus perigos em sobreviver e existir em uma sociedade que nos massacra tanto a nossa existência, além de ser uma forma  da escrita ser uma forma eternizar essas questões. É uma forma de empoderamento e conscientização que essas realidades existem, resistem, possuem sonhos e, às vezes, elas esperam apenas uma oportunidade para mostrarem o seu talento, suas histórias e seus gritos que muitas vezes no meio do caminho foram silenciados.

APF: E qual a mensagem você gostaria de deixar para as pessoas interessadas em ler seu livro?

Morgana: Além do interesse de ler e se autoquestionar nas questões críticas ou “ditados” que o espaço dos contos nos levam. É um ponto de luz para as pessoas não desistirem das suas lutas, voltando mais uma vez nessa necessidade de empoderamento e representatividade quando ela é bem feita além de nos abrir vários espaços assim como eu consegui publicando meu e-book e trabalhando com direitos humanos para pessoas LGBTQIAPN no Edison Neris, mesmo que a vida nos mostra dificuldades em conquistarmos no nosso espaço, estabilidade financeira e vida amorosa principalmente quando estamos falando sobre uma existência trans, se torna muito limitante, então eu penso que esse livro é para quem quer quebrar esses limites; e também viver uma experiência única que será o e-book.

APF: Você gostaria de acrescentar algo, deixar uma mensagem final:

Morgana: Eu quero agradecer a disponibilidade em estar aqui comigo nesse momento e quanto isso de uma forma traz representatividade e força para o movimento LGBTQIAPN+, de trazer essa visibilidade para o meu trabalho, pois muitas vezes temos nossos espaços tolhidos e tirados de nós. Então muitas vezes é uma luta constante de direitos que deveriam ser assegurados pelo estado e sociedade e muitas vezes não é, e estamos falando de coisas muito simples e básicas, como acesso ao nome social, a escola e trabalho de forma digna, e nós sabemos que normalmente, esses dados eles se tornam bastante preocupantes quando estamos falando da letra T ( trans e travestis) em que nos números de evasão escolar, problemas ao acesso a trabalho, e muitas vezes essas pessoas elas não possuem o tempo de sonhar e ocupar lugar como esses, por isso estamos falando de toda essa importância de empoderamento para que as pessoas se conscientizem enquanto sociedade e para além disso, que nossa comunidade possa também ter um espaço para sonhar que deveria ser algo muito básico também.

 

“Com “As engenhosas historietas de Gustavo Garcia”, Morgana não só nos presenteia com um universo encantador, mas também solidifica a importância da representatividade genuína na literatura. Em um cenário onde vozes LGBTQIAPN+ ainda lutam para serem ouvidas, a obra se torna um marco, eternizando vivências e mostrando que, assim como nos contos de fadas, todos têm o direito a um final (ou um começo) feliz, e, principalmente, visível. 

O livro está disponível para leitura na plataforma Hotmart.

Livro: As engenhosas historietas 
Onde comprar: https://hotmart.com/pt-br/marketplace/produtos/as-engenhosas-historietas-de-gustavo-garcia/T93844603N

Valor: R$ 30,00

 

Kalyne Menezes

Sou fundadora, diretora e coordenadora geral do Antes do Ponto Final. Jornalista, escritora e pesquisadora. Gosto de escrever, falo no podcast e apareço no vídeo para contar histórias de pessoas e lugares, de diferentes maneiras. Também gosto de ir atrás das relações entre Comunicação, Informação, Cultura, Cidadania e pessoas com foco no que é social e coletivo.

Baixe o e-book e saiba mais sobre.