Bem-vindo, use nossas ferramentas de acessibilidade.
C C C C
A- A+
Por aí. /Agenda.

Sesc Geek | Web oficina : Bate-papo Web – Livros de ficção científica

Bate-papo Web - Livros de ficção científica, ministrado por Andreia Aparecida Diniz, é uma das várias oficinas virtuais do Sesc geek de 2020

11 de novembro de 2020
Sesc Geek | Web oficina : Bate-papo Web – Livros de ficção científica

Durante os dias 10 a 14 de novembro, está acontecendo o Sesc Geek, em formato 100% online.

Hoje, entre várias oficinas disponibilizadas na programação, teve a Web oficina : Bate-papo Web – Livros de ficção científica, que começou pontualmente às 15 horas. A oficina foi realizada no Meet, da Google, dirigida pela bibliotecária Andreia Aparecida Diniz e sendo monitorada por Marcelo.

Andreia Aparecida Diniz conta algumas caracterizas e definições da literatura, como a definição de utopia e distopia, e cita a primeira obra de ficção cientifica é Frankenstein ou o Prometeu Moderno, de Mary Shelley. Comentando da história de escrita de Frankenstein, a obra foi escrita após um desafio de Lord Byron, e a autora foi uma das primeiras mulheres importantes na literatura. Posteriormente, também cita a obra O Médico e o Monstro, do autor Robert Louis Stevenson.

Posteriormente, comentando sobre as obras de Júlio Verne, que foi um grande marco também. O autor ficou famoso principalmente pelos livros ‎Vinte Mil Léguas Submarinas e ‎Viagem ao Centro da Terra. Conforme Andreia Aparecida Diniz, esses autores citados são alguns dos mais importantes nomes do inicio da ficção científica.

Logo, Andreia Aparecida Diniz entra nos diversos subgêneros da ficção científico. Entre os subgêneros citados: afrofrofuturismo, cyberpunk, distopias, extraterrestre, universos alternativos, viagens interestelares e viagens no tempo. Após falar dos subgêneros, também dá exemplos de livros e de autores do gênero, também comentando suas sinopses. Entre os livros e autores citados: Guerra dos Mundos de H. G. Wells; Eu, Robô de Isaac Asimov; Philip K. Dick; Duna, de Frank Herbert; Guia dos Mochileiros da Galáxia, de Douglas Adams; Neuromancer, por William Gibson e considerado um dos clássicos; Admirável Mundo Novo, por Aldous Huxley; Cérebro, de Robin Cook, entre outras obras citadas.

O que acharam dessas sugestões de obras?

O convite para fazer parte do Clube dos Livros também foi feita pela Andreia. As reuniões são feitas de forma virtual, também. É só enviar um e-mail (endereço de e-mail: biblioteca.faicalville@sescgo.com.br) que logo entrarão em contato com as instruções. Eu já enviei um e-mail!

Caroline Ishida Date

Baixe o e-book e saiba mais sobre.