Bem-vindo, use nossas ferramentas de acessibilidade.
C C C C
A- A+
Por aí. /Rotas.

Personagem tipicamente goiano, Pequi Arteiro é tema de HQ lançada neste sábado

24 de fevereiro de 2023
Personagem tipicamente goiano, Pequi Arteiro é tema de HQ lançada neste sábado

O artista Rafael Ferreira lança neste sábado (25/02) a HQ do Pequi Arteiro, produzida pela Editora Rebellium Coletiva e Galeria Parede. O evento será na Galeria Universitária, a partir das 14h30. O design gráfico da HG é de Bia Menezes e os bonecos 3D, que estarão disponíveis no lançamento, foi desenvolvido pela empresa goiana Rachimi – 3D Bros.

O Pequi Arteiro é um personagem genuinamente goiano e muito divertido, e tem um cabelo de pincel para remeter ao duplo sentido da palavra “arteiro” (bagunceiro e artista). O personagem encarna o espírito da molecagem, com um humor que se alterna entre o ingênuo, o ácido e o nonsense. O tema mais frequente nas histórias do Pequi são as situações do cotidiano como, por exemplo, os buracos nas ruas da cidade ou mesmo a rodinha do carrinho de supermercado que sempre emperra. 

Rafael Ferreira, artista criador do Pequi Arteiro.

Rafael conta que criou o personagem em meados de 2019 e que sempre quis um personagem que fizesse uma referência direta ao estado de Goiás. “Fui pesquisando quais os elementos que remetem mais a identidade goiana, sem ser aquele estereótipo do homem no campo com chapéu de palha, daí a figura de um pequi veio como um click na minha cabeça”, enfatiza. Tirando a cor do cabelo, as demais cores do personagem fazem referência às cores da bandeira do Estado de Goiás. E os óculos, no estilo surfista, criam um conflito geográfico, já que o solo goiano é tudo menos litorâneo. O humor sempre acompanha as tirinhas, que para Rafael “é a melhor forma de lidar com os contratempos da vida, que não são poucos”.

Originalmente, as tirinhas são criadas por Rafael no aparelho celular para serem acessadas pelo próprio celular – no perfil @opequiarteiro do Instagram. Em seu processo criativo, Rafael escolhe uma temática, como cinema, música, supermercado, assuntos de casa e outros. “Então escrevo uma história inteira (em quadrinhos de rascunhos msm), geralmente com uns nove quadros, e vou “lapidando” até chegar na parte que importa, geralmente, em 2 ou 3 quadrinhos finais, onde mostra a situação principal. E no meio do caminho, vou alterando algum ou outro detalhe, conforme a tirinha vai se desenvolvendo.”

A revistinha da nasceu da vontade de ver esse personagem da nossa terrinha circulando fisicamente nas mãos dos goianos e, possivelmente, cruzando as fronteiras de outros estados. A expectativa de Rafael é que personagem cresça em dimensão, alcançando todas as camadas da sociedade, e que as pessoas se enxerguem no Pequi, pois ele é apenas um representante daquela vozinha interior nossa, que às vezes gostaria de chutar o balde, ou dizer o que quase ninguém diz”.

 

Serviço

Lançamento HQ Pequi Arteiro, de Rafael Ferreira

Data: 25/02, às 14h30

Local: Universitária, situada à Avenida Anhanguera, 3177, sala 14, , Setor Leste-Universitário, Goiânia.

 

Com informações da Galeria Universitária.

Kalyne Menezes

Sou fundadora, diretora e coordenadora geral do Antes do Ponto Final. Jornalista, escritora e pesquisadora. Gosto de escrever, falo no podcast e apareço no vídeo para contar histórias de pessoas e lugares, de diferentes maneiras. Também gosto de ir atrás das relações entre Comunicação, Informação, Cultura, Cidadania e pessoas com foco no que é social e coletivo.

Baixe o e-book e saiba mais sobre.