Bem-vindo, use nossas ferramentas de acessibilidade.
C C C C
A- A+
Por aí. /Miscelânea.

O irresistível charme das flores

"Uma boa dica é capaz de fazer você mudar sua percepção de um problema." - Andre Bergholz

20 de março de 2021
O irresistível charme das flores

Eu sempre quero que minhas plantas cresçam com todo seu potencial. Se depender de mim e do que você vai ler nas próximas linhas você vai querer encher sua vida de flores o ano inteiro.

Quem não lembra da experiência do colégio de plantar uma semente no algodão e esperar por dias até ela germinar e crescer? Na infância aprendemos um pouco sobre a relação entre a natureza e a vida, mas o tempo passa, não é mesmo? E, aí as responsabilidades tomam conta do dia a dia e nos esquecemos da lição.

Peça para qualquer criança desenhar um jardim, e é grande a chance de ela incluir um gramado, flores, borboletas e árvores. Quase sempre a história começa com o plantio de uma mudinha que você ganha, depois de outra que encontra, e daquela planta que não resistiu e acabou comprando uma nova muda.

Ao lidar com as plantas tenha paciência para esperar o resultado. O mundo de hoje é tão imediatista, que a demora para atingir um objetivo causa uma frustração (quase) tão grande quando jamais ter sido capaz de seguir tal caminho.

Antes de seduzir-se pela beleza das flores ou de qualquer outro aspecto atrativo de uma planta, faça uma avaliação do espaço disponível. Plantas escolhidas de forma primorosa para ocupar um determinado espaço geram arranjos harmoniosos, que exigem menos manutenção e se adequam melhor às condições do local.

Por menor que seja o espaço disponível, sim, dá pra fazer ajustes pessoais em um jardim já existente ou criar um jardim com a sua cara e totalmente do zero. A não ser que sua ideia seja pintar um quadro de um jardim, ficar no planejamento por muito tempo não te levará a lugar algum.

Na internet, você pode aprender sobre dicas de jardinagem e tutoriais para construir e manter seu próprio jardim. Seguindo os passos corretos, tudo se encaminhará para resultados excelentes. Experimente! Aposto que você vai adorar o resultado.


Não se assuste se uma planta ou outra morrer, sem nenhum motivo aparente

Mais da metade de um jardim é garantida pela manutenção que ele receberá após o plantio. Você pode plantar um jardim inteiro em menos de um dia, mas não o verá em sua plenitude em menos de um ano. Até lá, serão regas e mais regas, uma ou outra fertilização.

Nesse período, a maior parte das plantas perderá algumas folhas, seja por uma irregularidade nas regas, uma mudança brusca no clima ou mesmo para compensar a perda de raízes no plantio. Não se assuste se uma planta ou outra morrer, sem nenhum motivo aparente.

 

Quando as pragas, enfim, dão cabo na planta

Basta que seu jardim seja molhado que os primeiros clientes indesejados serão as formigas cortadeiras, que podem reduzir exuberantes folhagens a um conjunto de esqueletos verdes em apenas uma madrugada.

Parece que as pragas têm uma espécie de rede social onde se informam sobre novos plantios. Raramente esse tipo de ataque é letal para as plantas. Se por um lado o efeito é devastador para o dono do jardim, que terá que esperar muito mais para ver o verde no qual tanto apostou. Para as plantas, por sua vez, o maior problema é que elas terão que refazer suas folhas.

Outro grande problema em jardins é o excesso de umidade. A água abundante acaba atraindo lesmas e caramujos, que têm um interesse grande nas folhas novas que começam a surgir.

A terceira onda de pragas costuma ser a das lagartas, que quase sempre têm alvos definidos, já que cada uma das espécies ataca um grupo específico de plantas. Como na vida e nas relações em sociedade, uma resposta violenta gera outra, ainda mais violenta. Não à toa, existem produtos comerciais (tanto inseticidas convencionais quanto os mais naturais), capazes de controlar todas essas pragas.

 

Será que temos feito nossas melhores escolhas?

A mãe natureza dá mostras que estamos negligenciando como habitantes da Terra há anos.  Ainda que serradas, jamais desistem, as plantas sobrevivem resistindo a queimadas de florestas e exploradores em geral. E apesar de certos maus-tratos, elas retribuem com flores, frutos saborosos, sementes, áreas verdes e ar puro.

As plantas são mesmo cheias de mistérios e histórias. E elas, merecem nosso profundo respeito simplesmente porque dependemos 100% delas para viver. Se respiramos, é porque as plantas liberam oxigênio CO2.

Com a rotina cada vez mais acelerada, é um privilégio poder contemplar a natureza em casa, em espaços de convivência ou no escritório. Contemplar uma planta, olhar suas formas delicadas, as cores brilhantes e ver cada detalhe harmonioso das flores nos enche de boas sensações. Mas, muitas vezes, não sobra tempo para ver isso. Estamos ocupados demais, atarefados demais, exaustos demais…

 

Para todas as ocasiões, presentes, casamentos, decoração para compor os espaços e alegrar a casa ou o escritório 

Foto: Tennille Fink Photographer

Em ocasiões que pedem volumes impressionantes de flores, elas são usadas em casamentos e grandes celebrações. No âmbito da moda temos imagens de flores estampadas nas roupas, nos papéis de parede, nas cortinas e entre outros. Algumas pessoas tatuam flores nos corpos.

De cores vibrantes, formas chamativas e aromas marcante, não à toa, as flores deixam o mundo mais alegre, perfumado, bonito e colorido. Todos querem jardins com flores. Hoje a busca por flores é uma verdadeira loucura!

Apesar da valorização do aspecto visual das flores, sua diversidade de perfumes nunca passou despercebida, há milênios, o homem retira os perfumes das flores para usar em colônias e outros produtos cosméticos.

Aprendemos a apreciar as flores pelos perfumes que elas são capazes de produzir. Depois, passamos a cultivá-las em nossa casa. Por fim, ainda conseguimos roubar o perfume das flores para perfumar o corpo. Parece que não há limites para o que uma flor pode significar na mente humana. Hoje a busca por flores é uma obsessão global!

A última esperança daqueles que não têm muito talento para o cultivo de plantas

Hoje as flores são usadas como presentes simbólicos e simbolizam uma série de coisas incrivelmente diferentes, como resistência, beleza, rebeldia, amizade e amor.

E o que é que faz destas plantas e flores tão queridas nos jardins? Bom, posso começar dizendo que as flores ficam lindas nos jardins! Talvez por isso e também pela sua beleza as flores estejam entre as mais utilizadas no mundo inteiro.

Na primavera, as flores devem dominar todos os espaços, as matas, campos, parques e jardins. Às vezes, as plantas são tão pequenas e compactas que para quem busca a beleza, não importa o seu tamanho ou cores tudo é flor no final das contas. O importante é deixar florir!

Stela Maris

Pesquisadora, observadora e contadora de histórias. Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Possui MBA Assessoria de Imprensa na Comunicação Digital. Gosta de escrever e de falar sobre jornalismo e mídias digitais! Entusiasta da comunicação, tecnologia, empreendedorismo, arte, design, criatividade e cultura. No projeto Antes do Ponto Final, escreve mensalmente sobre arte, cultura, dança, criatividade e outros temas que possam ser interessantes dentro desse universo.

Baixe o e-book e saiba mais sobre.