Bem-vindo, use nossas ferramentas de acessibilidade.
C C C C
A- A+
Por aí. /Folhetim.

Na pior, George Orwell

Já pensou em como seria viver uma situação de extrema pobreza, sem roupas, passando fome, vivendo como mendigo e andarilho?

6 de abril de 2020
Na pior, George Orwell

Já pensou em como seria viver uma situação de extrema pobreza, sem roupas, passando fome, vivendo como mendigo e andarilho? É o que narra o famoso livro de George Orwell Na pior em Londres e Paris. Junto a outras leituras clássicas do jornalismo literário, o livro é uma narração verídica vivida pelo autor Eric Arthur Blair (nome de batismo de George Orwell) no final dos anos 1920 em Paris e Londres.

Com uma linguagem agradável e cheia de humor, o livro narra como é a vida incerta de quem não tem – literalmente – onde cair morto. Do trabalho praticamente escravo em hotéis e restaurantes a professor de inglês, Orwell conta a rotina da pobreza com muita riqueza de detalhes – e reflexões.

Um misto de humor e indignação, Na pior em Londres e Paris conta o dia a dia das pessoas sujas e esfomeadas, revelando leis que proibiam os mendigos de dormirem, sentarem e até mesmo pararem em locais públicos para pedir esmolas. Os albergues de passagem não aceitavam que a mesma pessoa dormisse duas noites seguidas no mesmo lugar.

Escrito em forma de diário, o livro expressa a motivação do autor em conhecer mais de perto a humanidade, contando a partir da própria experiência como viviam as pessoas que eram desprezadas pelo restante da sociedade. Invisíveis, mal percebemos que os mendigos têm filosofias de vida, ideais, ética, compromisso e, claro, saídas criativas para tirar a barriga da miséria.

Na pior em Londres e Paris apresenta personagens que vão além de uma mera figura na história. São pessoas que justamente por não terem um tostão no bolso se sentem completamente livres porque não têm medo de perder dinheiro.

A identificação com as pessoas que conviveu entre 1928 e 1930 reforçou o sentimento que fez com que George Orwell abandonasse o trabalho de policial na Inglaterra antes de se tornar mendigo: um nojo à política imperialista britânica. Na pior em Londres e Paris revelou muitas verdades, inclusive ao autor que atrelou seu talento de escritor às suas convicções.

 

Livro: Na pior em Londres e Paris

Autor: George Orwell

Editora: Companhia das Letras

Preço médio: 33 reais.

 

Foto de George Orwell (Getty Images)

Kalyne Menezes

Sou fundadora e produtora do Antes do Ponto Final. Jornalista, escritora e pesquisadora. Gosto de escrever, falo no podcast e apareço no vídeo para contar histórias de pessoas e lugares, de diferentes maneiras. Também gosto de ir atrás das relações entre Comunicação, Cultura, Cidadania e pessoas com foco no que é social e coletivo.

Baixe o e-book e saiba mais sobre.