Bem-vindo, use nossas ferramentas de acessibilidade.
C C C C
A- A+
Por aí. /Folhetim.

Ler um livro ou ver um filme?

Já me fiz essa pergunta algumas vezes...e você?

5 de dezembro de 2020
Ler um livro ou ver um filme?

Leandro De Carvalho/Pixabay

Já me fiz essa pergunta algumas vezes, mas em nenhuma delas sofri muito com as respostas. Para mim depende muito, especialmente do fator tempo. Eu vi os filmes do Harry Potter e mesmo assim li os livros depois, sem perder minha imaginação. Também li Crepúsculo, só que dessa vez antes do filme, e tive uma certa decepção porque, na minha visão, a personagem central não correspondia à que eu havia imaginado.

E assim aconteceu com muitos livros e filmes na minha vida, até que decidi não ler livros sobre filmes ou séries que já tenha visto (pode ser que eu mude de ideia depois), por causa do tempo. E quero acrescentar que acho super válido quem lê livros ou assiste filme sobre o que leu, especialmente depois que vi alguém falando sobre afantasia. Eu nunca tinha ouvido falar sobre isso, que é quando uma pessoa não consegue imaginar, de nenhuma maneira, imagens mentais. E acho que nesse sentido os filmes e séries ajudam muito a imaginar os personagens.

Afantasia é como se um “olho” da nossa mente fosse cego, é como definem os pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Exeter, na Inglaterra. Existe vários níveis de acometimento da afantasia, que afeta cerca de 2,5% da população mundial. É comum haver falhas em áreas do cérebro que estão ligadas à geração de imagens, como a memória, e por isso pessoas que têm essa condição não podem seguir carreiras que envolvem desenho, como a Arquitetura.

Ao ler um livro podemos pensar no tanto que as adaptações de obras podem ser importantes para essa visualização para quem tem afantasia, além, claro, de matar o nosso próprio gostinho – dos que imaginam bem o suficiente – de até onde pode ir a criatividade das adaptações de histórias, cenários e personagens. E você, consegue imaginar isso? Como você gostaria que os filmes retratassem seus livros favoritos? 

 

Para saber mais: 

Condição neurológica deixa britânico incapaz de criar imagens na mente – https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/08/150826_imagens_mentais_doenca_fn

Afantasia: a mente cega ou viver sem imagens mentais – https://amenteemaravilhosa.com.br/afantasia/

 

Texto publicado originalmente no Portal Best Séries.

Kalyne Menezes

Sou fundadora e produtora do Antes do Ponto Final. Jornalista, escritora e pesquisadora. Gosto de escrever, falo no podcast e apareço no vídeo para contar histórias de pessoas e lugares, de diferentes maneiras. Também gosto de ir atrás das relações entre Comunicação, Cultura, Cidadania e pessoas com foco no que é social e coletivo.

Baixe o e-book e saiba mais sobre.