Bem-vindo, use nossas ferramentas de acessibilidade.
C C C C
A- A+
Por aí. /Agenda.

FETEG aposta na diversidade do teatro

Projeto Ocupa Feteg divulga programação de espetáculos e oficinas para os meses de janeiro e fevereiro. Todas as atividades acontecem de forma online e são gratuitas

29 de janeiro de 2021
FETEG aposta na diversidade do teatro

Divulgação Viola Cabocla - A história da viola contada e cantada, da Usina Cênica.

O ano de 2021 começa com a esperança que, para o setor cultural, se traduz em uma palavra: aglomeração. Porém, enquanto ainda não é seguro aglomerar, encontrar e lotar teatros, as artes cênicas continuam renovando seu jeito de existir e apostando no palco digital. Prova disso é o Ocupa FETEG, projeto contemplado pelo Fundo de Arte e Cultura de Goiás de 2018, que segue até o mês de abril com uma extensa programação de atividades gratuitas e online. Nesta quinta-feira (28/01), às 19h30, ocorre o Lançamento desta nova etapa, abrindo alas para o primeiro espetáculo do ano, Viola Cabocla – A história da viola cantada e contada, da Cia. Usina Cênica, às 20h.

Um dos grandes objetivos da Federação de Teatro de Goiás (FETEG) é criar um diálogo efetivo com filiados e plateia. Assim, em 2020 o projeto Ocupa FETEG inicia com esse desejo e o resultado até então atraiu mais de 1.000 visualizações no canal do Youtube e permitiu que pessoas de diversas localidades pudessem prestigiar e ter acesso ao teatro que é produzido no estado de Goiás.

De acordo com o Vice Presidente da FETEG e coordenador de ações do projeto, Norval Berbari, as dificuldades para transportar o Ocupa FETEG para o digital têm gerado muitos aprendizados e bons resultados. “Estamos com espetáculos com centenas de visualizações e isso para o artista e para os trabalhadores da arte é uma resposta muito gratificante. Temos tido um bom alcance e esperamos acolher ainda mais pessoas nesta nova etapa”.

Diversidade de espetáculos

Mais do que nunca é tempo de acolher e abraçar a diversidade em todas as suas formas. Não seria diferente na programação do Ocupa FETEG. De 28 de janeiro a 27 de fevereiro, cinco grupos sobem ao palco da FETEG no Youtube para se conectarem com quem ainda precisa continuar em casa.

A Cia. Usina Cênica apresenta as belezas da história e do som da viola e sua contribuição para o cancioneiro popular no espetáculo Viola Cabocla – A história da Viola Contada e Cantada, (28/01, às 20h). A diversão e as inúmeras trapalhadas dos palhaços dão o tom do espetáculo Dois Patetas Espatifados, do Grupo Trupicão Cia de Teatro (06/02, às 17h).

Já a Cia de Teatro Nu Escuro apresenta O cabra que matou as cabras, espetáculo que utiliza das linguagens do teatro de rua, de boneco e do circo para contar uma história divertida cheia de reviravoltas (20/02, às 20h). E para finalizar a programação de fevereiro, os grupos Teatro do Maleiro e Cia Mínima apresentam os espetáculos Flora e o Passarinho e André (27/02, às 17h e 20h, respectivamente).

É importante ressaltar que ao final de cada exibição, o público é convidado a participar de uma conversa com os artistas e equipe da FETEG, num espaço aberto ao diálogo. Todos os direcionamentos dos bate papos são informados durante exibição de cada espetáculo.

Oficinas

Para quem se interessa por processos de aprendizagem e formação, os grupos filiados à FETEG oferecem oficinas em formato virtual. Quatro delas têm início no mês de fevereiro e as inscrições são realizadas gratuitamente pela plataforma Sympla.

O vasto universo da música vai ser abordado em Entendendo a Música – iniciação musical, ofertada por Adriana Veloso, da Esqueteria Macacos, e Oficina de Viola Caipira, ministrada por Catupé, da Usina Cênica. Interpretação para o teatro musical, ministrada por Ronei Maciel, do Grupo Trupicão e Oficina de Teatro Lambe Lambe: Construindo o menor teatro do mundo, ofertada por Gustavo Vale, do Teatro do Maleiro, são as outras opções disponíveis para quem tem interesse nas artes cênicas.

Cada oficina possui dias e horários específicos. As vagas são limitadas e para saber mais informações, acessar a página da FETEG no instagram ou sympla.

O Ocupa FETEG é uma realização da Federação de Teatro de Goiás (FETEG) com apoio do Edital de Teatro do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás (FAC), edital 2018. A programação é inteiramente gratuita e segue até o mês de abril com espetáculos, oficinas e episódios da Rádio FETEG.

 

Serviço: Ocupa FETEG – programação de janeiro e fevereiro de 2021

Programação completa:

Espetáculos online:

28/01 – 20h – Viola Cabocla – A história da viola Contada e Cantada, com Usina Cênica (classificação livre)

06/02 – 17h – Dois Patetas Espatifados, com Grupo Trupicão Cia de Teatro (classificação livre)

20/02 – 20h – O cabra que matou as cabras, com Cia de Teatro Nu Escuro (classificação: 14 anos)

27/02 – 17h – Flora e o Passarinho, com Teatro do Maleiro (com legenda) (classificação livre)

20h – André, com Cia Mínima (classificação: 14 anos)

Quando:  De 28/01 a 27/02

Onde: Canal da Feteg no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCvpdHbI_CYDNEF44ji5bCow

Horário: Ao vivo de acordo com a programação de cada espetáculo

Logo após os espetáculos, acontece uma conversa com os artistas.

 

Oficinas:

01 a 07/02 – 19h às 22h – interpretação para o teatro musical, com Ronei Maciel (Grupo Trupicão)

01/02 a 04/03 – 19h às 20h – Oficina de Viola Caipira, com Catupé (Usina Cênica)

22 a 26/02 – 19h às 21h – Entendendo a música – iniciação musical, com Adriana Veloso (Esqueteria Macacos)

22 a 28/02 – Oficina Lambe Lambe: Construindo o menor teatro do mundo, com Gustavo Vale (Teatro Maleiro)

Quando: De 01 a 22/02

Inscrições pelo sympla: https://www.sympla.com.br/feteg

Vagas limitadas! Número de vagas varia de acordo com a oficina desejada.

 

Toda a programação é gratuita

Mais informações nos links da FETEG: Instagram Youtube Sympla

 

Fonte: Assessoria de Imprensa.

Foto externa: André, da Cia Mínima.

Redação Antes do Ponto Final

Baixe o e-book e saiba mais sobre.