Celebrando o encontro de quase dois mil pesquisadores de Filosofia de todo o país, a Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia realiza nesta quinta-feira (13/10) a festa de encerramento do seu XIX Encontro. A festa acontecerá às 20h30 no Circo Laheto com shows do Passarinhos do Cerrado, Mundhumano e discotecagem do Caveira. A entrada para não congressistas custa R$20 reais e pode ser comprada na plataforma sympla (ingresso na bio do Instagram da Anpof). O evento começou nessa segunda-feira e será encerrado nesta sexta-feira com conferências virtuais de Ailton Krenak e Françoise Vergés no Teatro da PUC, a entrada é aberta à comunidade.
Desde 1984, esta é a primeira edição a ser realizada no Centro-Oeste do país. O evento reuniu ao longo da semana, nos prédios da UFG e PUC/GO na Praça Universitária, cerca de dois mil congressistas de todo o país, professores e pesquisadores de pós-graduação em Filosofia. Foram realizadas conferências com a filósofa feminista Silvia Federici e com o filósofo Filomeno Lopes.
O evento ainda ofereceu mesas redondas que discutiram sobre o desafio do pensamento autoral, modernismo e Filosofia, pandemia, democracia e autoritarismo, Filosofia e gênero e ensino de Filosofia. A programação ainda contou com dez minicursos, lançamentos de 130 livros de Filosofia, atividades culturais, além de centenas apresentações de trabalhos em sessões temáticas e grupos de trabalho. Ainda foi realizado o V Encontro Anpof Educação Básica dentro da programação do evento.
Conferências
Às 9 horas de sexta-feira (14/10), Ailton Krenak fará a conferência “Antropocênica”. Ativista indígena da etnia Krenak, ele fundou em 1988 a União das Nações Indígenas e, em 1989, o movimento Aliança dos Povos da Floresta. Atualmente, dirige o Núcleo de Cultura Indígena (Reserva Indígena Krenak, médio Rio Doce, MG). É Jornalista e escritor, com livros e artigos publicados em diversas línguas, além do português. Autor de “Ideias para adiar o fim do mundo”, “O amanhã não está à venda”, “A Vida Não é Útil” e “Lugares de Origem”. A conferência de Françoise Vergés, teórica feminista antirracista e anticapitalista, encerrará o evento. Será transmitida ao vivo no Teatro da PUC/Goiás às 10 horas. Vergés, nascida na Ilha da Reunião, é autora de “Uma teoria feminista da violência: Por uma política antirracista da proteção” e “De la violence coloniale dans l’espace public”.
Histórico
Desde a realização do primeiro Encontro Nacional da Anpof, em Diamantina/MG, em 1984, os encontros da Anpof se consolidaram como os eventos mais importantes da área de filosofia no Brasil e, atualmente, é um dos maiores do gênero no mundo. Com a contribuição inestimável dos Programas de Pós-graduação afiliados e dos Grupos de Trabalho, os Encontros Nacionais da Anpof reúnem parte expressiva da comunidade filosófica brasileira e ainda participantes internacionais na discussão e na reflexão sobre uma variedade extraordinária de temas. A Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Goiás, com seu programa de pós-graduação, e a Pontifícia Universidade Católica de Goiás serão as instituições anfitriãs do evento. Estas instituições possuem diversas instalações ao redor da Praça Universitária, onde o encontro será realizado.
Serviço: Festa de encerramento do XIX Encontro da Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia 13 de outubro de 2022 20h30 Circo Laheto R$20, venda pelo Sympla Goiânia, Goiás www.anpof.org.br/ Assessoria de comunicação: Nádia Junqueira / Giovanna Pozzer |