A Galeria Parede tem o prazer de apresentar, a partir do dia 02 de novembro de 2022, uma seleção de obras da série “Cronos: o tempo da criação”, da artista visual Patrícia Ferreira (Patworkpat) . Trata-se de um conjunto com cerca de 30 trabalhos com a predominância do desenho, por vezes, em técnica mista e com detalhes em fita demarcadora vermelha, sendo apenas três pinturas com o uso de tinta acrílica e nanquim.
“Cronos: ou o tempo da criação”, desenvolvida em2022, é a série mais recente da artista. Como as demais, essa tem sua origem no processo de experimentação poética e estética. Dessa vez, o processo de criação foi pensado depois de Patrícia assistir um vídeo de um de seus artistas favoritos, Tunga (1952 – 2016). Nele, Tunga fala sobre a “arte de conjurar coisas”. Ou seja, a arte como um processo de reunir objetos e/ou formas diferentes mantendo a atenção para perceber o emergir das complexidades. Com essa ideia em mente, a artista decidiu criar um grupo limitado de três formas para, assim, “conjura-las”. Da combinação insistente dessas formas, criando composições unificadas pelo predomínio da cor vermelha, emergiram dezenas de obras. Para a artista, nesse exercício estético, a criação artística pode ser entendida como um exercício no tempo e, também, como um processo de experimentação de vida.
Porém, além de se concentrar na consciência estética em conjunto com a intuição, no tempo da criação, Patrícia ainda buscava uma ideia eixo para seu novo conjunto de obras. Foi quando um amigo, o escritor Wesley Peres, lhe fez um pedido inusitado, ele precisava de uma releitura da obra Cronos devorando seu filho, de Francisco Goya (criação: 1819 – 1823). Cronos na mitologia grega é indiferenciado de Saturno, na mitologia romana. Cronos é a definição do tempo cronológico e físico, compreendido como os anos, os meses, os dias, as horas, os minutos, os segundos, etc.
O romance mais recente de Wesley Peres, na época em fase de finalização, deveria conter em uma de suas páginas a releitura da obra de Goya que, por questões de direitos autorais, não poderia ser a versão original do artista espanhol. Ao primeiro impulso, Patrícia recusou a tarefa, dizendo que estava concentrada demais em torno da criação de uma nova série. No entanto, ao ver um desses novos desenhos, Wesley logo foi dizendo que, na visão dele, aquilo parecia uma releitura de Cronos devorando seu filho. Assim, o novo conjunto de desenhos ficou indissociável do nome Cronos. Atualmente, a imagem em questão ocupa a página 25 do romance Cartografias de um doente dos nervos (7 Letras, Rio de Janeiro, 2022de Wesley Peres. A partir de então, a artista definiu o título da atual série como “Cronos: o tempo da criação”.
Sobre a artista
Patworkpat – pseudônimo e marca da artista visual Patrícia Ferreira -, é graduada em Artes Visuais (UFG), mestra e doutora em Letras e Linguística (UFG) e formada em Arts and Social Sciences (City College of Norwich, Inglaterra). É artista visual atuante em diversos projetos envolvendo desde a realização de exposições artísticas e oficinas de arte educação, até a promoção do debate sobre a importância do protagonismo feminino nas artes. A artista também é ilustradora, além de ser criadora e coordenadora da Galeria Parede.
Entre suas atividades, destacam-se as exposições individuais “Narrativas Imaginadas”, V SINALEL: Linguagem e Multiculturalismo, na Faculdade de Letras (UFCat / GO / 2018); “Anatomia para Colorir”, na Faculdade de Letras (FALE / UFG / 2019) e a oficina “Do desenho do Corpo ao Corpo do Desenho: Anatomia para Colorir”, na Faculdade de Letras (FALE / UFG / 2019). Mais recentemente, a artista realizou a exposição individual “Inimigo Invisível”, na Galeria Parede (Goiânia / 2020) e coordenou, além de integrar, a coletiva “Matrea – Matéria Rede de Artes”, também na Galeria Parede (Goiânia / 2020 – 2021). Ilustrou capa e miolo da reedição do livro “Coroa de Lírios”, de Leodegária de Jesus, Leodegária Publicações e Trilhas Urbanas, Cidade de Goiás, 2020. Ilustrou capa e miolo do livro “Orchídeas”, de Leodegária de Jesus, Leodegária Publicações, Cidade de Goiás, 2021 e ilustrou a capa do livro “Cartografias de um doente dos nervos”, de Wesley Peres, 7 Letras, Rio de Janeiro, 2022.
Quem acompanha o trabalho da artista visual Patrícia Ferreira (Patworkpat) sabe que este se desenvolve em torno de séries específicas como, por exemplo, “Desdobre o seu amor”, “Narrativas Imaginadas”, “Anatomia para colorir”, Desenhos desesperados para viver momentos difíceis”, entre outras. Essas séries dialogam entre si pelo predomínio da experimentação com o desenho e pela presença da figura humana, ou por sua decomposição, como ocorre na série “Desenhos inventados”.
Segundo a artista, as séries não possuem um número de obras pré-determinado, nem um tempo de duração específico para o seu desenvolvimento, podendo até mesmo ter um tempo de produção paralelo. Da mesma forma, as ideias que tornam-se eixos temáticos das séries, surgem a partir da observação criativa e ativa ao longo do processo. Nesse sentido, o próprio fazer artístico potencializa a produção, promovendo a abertura de espaços onde “coisas acontecerem” no momento da criação. Isso gera uma intensidade que mobiliza a atenção da artista que passa a investigar, no conjunto em formação, um caminho importante a ser seguido.
Exposição: Cronos: o tempo da criação
Abertura: dia 02/11/2022 das 17h às 20h
Visitação: 03/11/2022 até 02/01/2023
Galeria Parede: Avenida Anhanguera, no. 3177, sala 14, Setor Leste-Universitário, Goiânia, GO.
Agendamento pelo direct da @galeria_parede ou pelo telefone: 62 98424 1950.
Texto e fotos: Divulgação/Galeria Parede.