Grupo Coró de Pau. Divulgação.
Já é Carnaval em Goiânia! Depois dos blocos do Carnaval dos Amigos que saíram às ruas no último fim de semana, a animação da festa mais popular do Brasil toma conta das ruas nesta sexta-feira (17/2), a partir das 19 horas, com o 8° Encontro de Blocos de Rua da Cultura Popular. Nesta edição, 300 percussionistas farão uma grande apresentação coletiva na Estação Cultura, Praça do Trabalhador, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e produção da Associação Coró de Pau.
O Encontro de Blocos de Rua da Cultura Popular acontece desde 2007, e conta com blocos de percussão de Goiânia, Anápolis e Pirenópolis. Nesta 8ª edição, o evento conta com o apoio da Secretaria de Cultura de Goiânia, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas e do mandato da vereadora Sabrina Garcez, autora de proposta que inclui o Carnaval de Rua das Escolas de Samba e dos Blocos e o Encontro de Blocos na abertura do Carnaval no calendário oficial da capital goiana.
O projeto da parlamentar almeja exaltar todos os blocos de rua e escolas de samba reconhecendo, também, a sua tradição no município de Goiânia. As escolas de samba existem na capital desde a década de 1930 e, atualmente, sete estão ativas em Goiânia. A capital também conta atualmente com 33 blocos de pré-carnaval e de carnaval contemporâneos, tradicionais e de movimentos sociais.
Sabrina Garcez destaca que a “folia de carnaval vem crescendo nas ruas da capital como ocorreu em Belo Horizonte, São Paulo e Brasília. Ao entrar no calendário oficial, o carnaval de rua, feito por blocos e escolas de samba, passa a contar com apoio efetivo por meio de Leis de Incentivo Cultural, orientações de trânsito, segurança, entre outros suportes, com menos burocracia”. Para ela, isso estimula ainda mais o carnaval, “além de promover diversão, e movimentar a economia gerando emprego e renda nos setores da cultura, entretenimento, moda, serviços e comércio como bares, restaurantes e hotelaria”.
A vereadora conta que adora o carnaval e tem uma afinidade pessoal. “Também valorizo [a festa] como uma expressão importante da nossa brasilidade. As expressões da cultura geral e da cultura popular tradicional são bandeiras de trabalho do meu mandato”, conta Sabrina Garcez. A parlamentar já apresentou projetos de valorização de manifestações populares, como Festa da Congada, Folia de Reis, e de Festivais diversos como o Goiânia Noise, Bananada e Vila Mix, entre outros.”Tenho também ligação com os blocos populares da cultura tradicional, como o Coró de Pau. Quero exaltar todos os blocos de rua e escolas de samba reconhecendo a sua tradição também no município de Goiânia”, enfatiza Sabrina Garcez.
Serviço
8° Encontro de Blocos de Rua da Cultura Popular
Data: 17/2/2023
Horário: a partir das 19h
Local: Estação Cultura, Praça do Trabalhador
Entrada: gratuita para toda a população
Programação:
18h Concentração dos Blocos
19h Abertura Afoxe Omo Odé
19h30 Desfile e Apresentação dos Blocos de Percussão:
- Bloco Coró de Pau
- Bloco Negróide Baque Cerrado(Bloco de Maracatu)
- Bloco Acadêmicos(Bloco de Ex estudantes Universitários da Ufg)
- Bloco Coró Mulher & Bloco Não é Não (Bloco de Mulheres)
- Bloco Fuliaço(Bloco do Circo Lahetô)
- Bloco Vida Sêca(Bloco de Instrumentos Recicláveis)
- Bloco Desencuca(Bloco de Usuários dos CAPS de Goiânia)
- Bloco do Caçador(Bloco de Ritmos Populares Brasileiros)
- Bloco Socialista(Bloco dos Movimentos Sociais)