Bem-vindo, use nossas ferramentas de acessibilidade.
C C C C
A- A+
Por aí. /Agenda.

Companhia Corpo na Contramão apresenta espetáculo “Inspira” no dia 7 de maio

Solo de teatro de Thaisa Santoth integra o Projeto Sombras, que oferece ao público seis solos, no total, criados a partir do estudo dos sete chakras

5 de maio de 2022
Companhia Corpo na Contramão  apresenta espetáculo “Inspira” no dia 7 de maio

Cena do espetáculo "Inspira" com Thisa Santoth

Criado em plena pandemia, a partir de ensaios virtuais, o solo “Inspira”, da Companhia Corpo na Contramão, será apresentado ao público no dia 7 de maio, às 20 horas, em seu canal no YouTube. O espetáculo teatral é encenado por Thaisa Santoth, que também assina os textos do roteiro, e dirigido por Lua Barreto. Santoth ainda oferecerá, no dia 8 de maio, uma oficina sobre consciência corporal e o sistema de chakras, voltada para atores e não atores. A oficina será oferecida pela plataforma Zoom, há dez vagas disponíveis e tem duração de quatro horas. Os interessados devem preencher o formulário disponível na Bio do Instagram @ciacorponacontramao.

Ainda, para encerrar o mês de maio, a Companhia Corpo na Contramão abre as portas de sua sede para que o público possa assistir ao vivo e gratuitamente ao ensaio do espetáculo “Interfaces Aéreas”, com Cauê Marques. O trabalho deve ser estreado em julho. O ensaio irá trabalhar uma aula-espetáculo que envolve a artista tutora Lua Barreto e o artista Cauê Marques. O trabalho tem como objetivo aprofundar a pesquisa nas linguagens de dança contemporânea e dança de rua com foco na transposição dessas linguagens para a acrobacia aérea. O ensaio será no dia 31 de maio às 20 horas no Esparta Arte e Cultura. Este espetáculo foi contemplado pelo edital de Novos Artistas do FAC 2017.

Solo Inspira e o Projeto Sombras

A apresentação de “Inspira” integra o Projeto Sombras, que reúne seis solos criados a partir de um processo de estudos de chakras (centros energéticos distribuídos ao longo do corpo). Trata-se do resultado de um ano de processo criativo que envolveu muita arte circense, dança e teatro, mas também um olhar para as próprias emoções. As apresentações integram uma extensa agenda comemorativa aos 30 anos da companhia. Os solos têm o apoio da Lei Aldir Blanc 2021 e da Secretaria de Cultura de Goiás.

Thaisa Santoth foi quem conduziu este processo de estudos sobre os chakras e sua aplicação no trabalho artístico junto aos seis integrantes da Cia Corpo na Contramão. Nestes encontros virtuais, que aconteceram ao longo de 2021, o estado emocional de cada artista evidenciou como cada um passou pelos desafios da pandemia e da quarentena de uma forma diferente. Cada artista se identificou e se aprofundou em um ponto energético, o que gerou seis interpretações diferentes do processo de isolamento.

O solo “Inspira” teve sua estreia presencial em 2021, quando foi apresentado para uma pessoa a cada sessão, que ficava isolada dentro de uma cabine. O espetáculo fala sobre uma mulher que, no Réveillon de 2020, faz a tradicional lista de desejos e expectativas para o ano que se inicia. Ela faz seus rituais de Ano Novo, abre um jogo de tarot e estabelece suas metas para 2020. Com o início da pandemia de Covid-19 ela vê suas expectativas serem derrubadas, uma a uma. Suas previsões se realizam, mas não exatamente da forma que ela esperava.

“O solo aborda, de forma leve e divertida, como o ano que passou nos fez redimensionar nossas expectativas e repensar o que realmente nos importa. De forma envolvente, vemos nossas próprias emoções refletidas na personagem. Ao final do solo de 30 minutos, é inevitável nos emocionarmos com as conclusões a que chega a personagem”, adianta Thaisa sobre o espetáculo.

Oficina

A oficina de consciência corporal oferecida por Thaisa tem como objetivo explorar as possibilidades do corpo físico e emocional através do estudo dos chakras. É voltada para atores e não atores acima de 16 anos interessados em pesquisa corporal. Ao longo de quatro horas, a atriz abordará sistema de chakras, consciência corporal, improviso e investigação artística.

“Todos nós temos os sete centros, mas a quantidade de energia dentro de cada um é diferente e através dos anos nosso corpo se forma a partir do estado em que esses centros se encontram. Portanto, nossa fisicalidade revela nosso interior e a partir de exercícios corporais, jogos de improviso e  meditação. Vamos reconhecer nosso próprio corpo e descobrir quais traumas e padrões comportamentais ele guarda para então equilibrarmos estes estados e termos uma poderosa ferramenta para criação artística”, compartilha Santoth sobre o trabalho da oficina.

A Companhia

A Cia Corpo na Contramão tem 30 anos de atuação e um trabalho artístico e pedagógico respeitado e reconhecido. A companhia também oferece aulas, tanto para adultos quanto para crianças, de circo (trapézio, lira, tecido, acrobacias de solo), teatro e yoga, sempre respeitando protocolos rígidos de biossegurança. Em junho a companhia também oferecerá uma oficina de Street Dance.

Ficha Técnica de Inspira

Direção: Lua Barreto| Elenco: Thaisa Santoth | Cenário e figurino: Lua Barreto e Thaisa Santoth | Gravação e edição de imagem: Círculo Filmes

Serviço: Companhia Corpo na Contramão apresenta espetáculo “Inspira”, com Thaisa Santoth

Maio

Solo “Inspira”, com  Thaísa Santoth

7 de maio  | 20h | Transmissão: Canal do YouTube da Cia Corpo na Contramão

Oficina “Inspira”, com Thaisa Santoth

8 de maio | 14h | Online | 10 vagas

Ensaio aberto de “Interfaces Aéreas”, com Cauê Marques

31 de maio | 20h | Sede da Companhia Corpo na Contramão: Rua da Astéria qd 82 lt 21 casa 01 Jardim Atlântico

Redes sociais: @ciacorpocontramao

Texto e fotos: Ana Paula Mota | Nádia Junqueira Ribeiro.

Redação Antes do Ponto Final

Baixe o e-book e saiba mais sobre.