Bem-vindo, use nossas ferramentas de acessibilidade.
C C C C
A- A+
Por aí. /Agenda.

Coletivo Miasombra apresenta “À sombra de Dom Quixote” dentro da programação do Festival do Boneco

O festival oferece, no total, onze apresentações de oito grupos de várias regiões do país, duas oficinas de média duração de construção e manipulação de bonecos, exposições de bonecos e lives sobre o processo de criação, além de uma sessão de cenas curtas para servidores e pacientes do Hospital Alberto Rassi

23 de junho de 2022
Coletivo Miasombra apresenta “À sombra de Dom Quixote” dentro da programação do Festival do Boneco

A programação da sexta edição do Festival do Boneco segue nesta semana oferecendo circulação de peças, formação de público e profissionalização de novos bonequeiros. Nesta quinta-feira (23/6), às 20 horas, o Coletivo Miasombra (GO) apresenta “À sombra do Dom Quixote” no Teatro SESC Centro. A programação é gratuita e o evento conta com o apoio do Edital de Festivais e Eventos de Arte Aldir Blanc – SECULT-GOIÁS – Secretaria de Cultura – Governo Federal – 2021. Os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência.

O Festival do Boneco, que já aconteceu por cinco vezes em Goiânia, desde 2009, volta-se à apreciação e à vivência do teatro de formas animadas e chega à essa sexta edição reforçando o seu compromisso em dar visibilidade a espetáculos de grupos nacionais e regionais, formar e capacitar profissionais envolvidos nesta linguagem e proporcionar ao público o acesso gratuito a esse tipo de teatro.

Para esta edição, o Festival pretende oferecer um panorama do teatro de animação brasileiro, por isso conta com as apresentações de quatro grupos goianos e de quatro grupos de fora do estado: In Bust Teatro Com Bonecos (PA), Cia Mútua Teatro de Animação (SC), Pigmaleão Escultura que Mexe (MG), Trip Teatro (SC) e de Goiás, Núcleo Coletivo 22, Cia. de Teatro Nu Escuro, Coletivo Miasombra e Teatro do Maleiro.

Para Izabela Nascente, bonequeira e diretora artística do festival, este evento é uma oportunidade de celebrar a diversidade desta linguagem teatral, apresentando trabalhos de diferentes estéticas, técnicas e sentidos e mostrar a potência da nossa cultura. “Aproveitaremos este grande encontro, que é o verdadeiro sentido de um festival, para fortalecer a linguagem e nos fortalecer enquanto artistas”, comenta a bonequeira. “O teatro tem o poder de cura, de tirar as pessoas de suas duras vidas e levá-las para um outro lugar, dando alma  e vigor a quem participa desta celebração”, ainda complementa a bonequeira sobre as expectativas com esta edição.

O espetáculo e o coletivo

À Sombra de Dom Quixote, em teatro de sombras, é uma livre inspiração a partir da obra de Miguel de Cervantes. O espetáculo narra o encontro de personagens poéticos com Dom Quixote em um cenário ilusório, uma fabulação contemporânea, análoga à realidade fantástica de certos Quixotes, cavaleiros de tristes figuras que encontramos em nossos caminhos.

O Coletivo Miasombra, radicado no estado de Goiás desde o ano de 2015, é um coletivo artístico de pesquisa e experimentação em teatro e suas formas de linguagem e expressão, produção, formação e criação, originalmente formado na cidade de Belém/PA.  Desde 2010 desenvolve projetos de encenação que aliam a dramaturgia cinematográfica às linguagens cênicas: Teatro de Animação, Teatro de Sombras, Cinema e Performance. De forma colaborativa, horizontal, o Coletivo Miasombra é formado por artistas reunidos com o interesse comum em pesquisar multilinguagens.

Exposição de bonecos

Até o dia 30 de junho uma exposição de bonecos poderá ser apreciada no saguão do Teatro Sesc, por todos os frequentadores do espaço, sempre das 09h às 20h. Com exceção do dia 26, domingo, os usuários do SESC poderão conhecer o trabalho de criadores goianos, que se dedicam à elaboração de personagens, cenários, figurinos, maquiagens, cabelos e adereços de seres que criam vida pelas mãos e vozes de seus animadores. São obras de arte que atuam em obras cênicas através de outros artistas, mas que ganham vida e personalidades próprias, quando estão no palco. Uma oportunidade muito rica de se perceber as possibilidades criativas desse universo das formas animadas, não só para quem é fazedor do teatro, mas para todos que se interessam por essa linguagem, inclusive de forma

Serviço: “A sombra de Dom Quixote”, com Coletivo Mia Sombra | Sexta edição do Festival do Boneco

Datas: 23 de junho

Horário: 20 horas

Local: Teatro SESC Centro (Rua 15, Centro, Goiânia)

Ingressos: gratuitos, retirados com 1 hora de antecedência

 

 

Texto: Ana Paula Mota | Nádia Junqueira Ribeiro.

Redação Antes do Ponto Final

Baixe o e-book e saiba mais sobre.