Bem-vindo, use nossas ferramentas de acessibilidade.
C C C C
A- A+
Por aí. /Rotas.

Projeto Arte na Contramão apresenta “Hocus Pocus” através de live

A apresentação acontecerá em uma sala da plataforma Zoom para proporcionar interação entre público e artistas

25 de junho de 2020
Projeto Arte na Contramão apresenta “Hocus Pocus” através de live

Alexandre Camargo.

O Projeto Arte na Contramão, que conta com apoio do Fundo de Arte e Cultura de Goiás, leva arte para o público, sem que ninguém precise sair de casa. Neste domingo (28) será apresentado “Hocus Pocus” através de transmissão ao vivo. Será às 18 horas através de lives nas páginas da Cia Corpo na Contramão no Instagram, YouTube e Facebook. Quem também quiser interagir com o espetáculo, pode solicitar participação na plataforma Zoom. Para ter acesso ao link, os interessados devem seguir a página da Companhia no Instagram e mandar uma mensagem direct dizendo: eu quero participar. A produção irá entrar em contato para enviar o link para participação.

O grupo, que começou o ano oferecendo atividades presencialmente, viu a necessidade de adaptar o projeto em tempos de isolamento. Até agora, já foram realizados quatro saraus, cinco espetáculos e uma oficina transmitidos online. A cada transmissão, novos aprendizados e novas experiências. Dessa vez, o espetáculo vai ser apresentado numa sala de Zoom para que as crianças se aproximem ainda mais da experiência de um teatro e tenham maior possibilidade de interação. “Hocus Pocus” será apresentado como uma convenção de magos e as crianças que participarem poderão ajudar os personagens da peça a descobrir como recuperar a capacidade de imaginar.

Sucesso

O projeto da Cia Corpo na Contramão prevê mais apresentações de espetáculos, além de saraus e oficinas que acontecerão até o final do ano. A adaptação das atividades da companhia ao formato online acabou se tornando destaque nacional. O trabalho da equipe foi lembrado pelo Itaú Cultural entre as iniciativas brasileiras de circo que se adaptaram ao isolamento.

“Com o isolamento, estamos tendo que remontar e reestudar cada um dos nossos espetáculos nesta outra linguagem que é a linguagem do virtual. Acho que essa ideia de reinventar o circo veio daí, porque estamos tendo que nos reinventar como companhia”, diz Lua Barreto, fundadora e diretora da Corpo na Contramão. Nina Leles, Rodrigo Mallet, Alice Viveiros de Castro, Ermínia Silva e Marcio Libar foram alguns dos nomes que já participaram da série organizada pela companhia. “Vimos que muita gente também estava procurando isso. Muitos artistas, não só do circo, estão precisando encontrar meios de sobreviver e tendo que se reinventar. Aí começamos a pensar: ‘Como o circo está fazendo isso?’. ‘Como as outras companhias e as outras pessoas estão se reinventando no momento atual?’”, explica a diretora.

O projeto 

O projeto é realizado pela Cia Corpo na Contramão, que há mais de 25 anos pesquisa o circo a partir da sua relação com outras linguagens artísticas, como o teatro, a dança e a música. Estas pesquisas resultaram no trabalho de formação que o grupo realiza através de oficinas e na produção dos espetáculos que circulam todo o país. Há mais de 10 anos o grupo conta com seu próprio espaço, Esparta Arte e Cultura, onde realiza saraus e ensaios e agora está com portas abertas para esse novo projeto.

O espetáculo

“Hocus Pocus” conta a história de uma bailarina que perde a imaginação e três magos fazem uma reunião para ajudá-la a recuperar a capacidade de imaginar. Com figurinos feitos a partir de materiais não convencionais e reutilizados, o espetáculo proporciona educação ambiental. Marca o início da pesquisa da Cia no sentido de incluir o público surdo, tendo as frases que são essenciais para a compreensão da história traduzidas para libras, fazendo parte do gestual dos artistas.

Ficha técnica: direção – Lua Barreto; sonoplastia e efeitos sonoros – Reginaldo Mesquita; cenografia e figurino – Bruno do Amaral e Lua Barreto; elenco: Alexssandra Cristina, Cauê Marques, Lua Barreto, Luis Rick, Marcelo Marques, Reginaldo Mesquita e Zaf PK Popper.

Serviço: Agenda de junho do Projeto Arte na Contramão

Espetáculo “Hocus Pocus”

Acesso: Página da Cia Corpo na Contramão no Facebook, Instagram e YouTube

Data: 28 de junho, domingo

Horário: 18 horas

Instagram: @ciacorponacontramao

Fonte: Ascom Projeto Arte na Contramão.

Redação Antes do Ponto Final

Baixe o e-book e saiba mais sobre.