Bem-vindo, use nossas ferramentas de acessibilidade.
C C C C
A- A+
Por aí. /Agenda.

Cia. Teatral Oops!.. volta as plataformas digitais com espetáculos, oficinas e lives

Programação teve início em 21 de fevereiro e segue até 27 de março, com atividades nas redes sociais da companhia, que é pioneira no Teatro Digital

8 de março de 2022
Cia. Teatral Oops!.. volta as plataformas digitais com espetáculos, oficinas e lives

Gilson P. Borges

Cia. Teatral Oops!.. iniciou no mês de fevereiro a realização do projeto Manutenção Oops!.. Com a iniciativa, o público poderá assistir gratuitamente as apresentações dos espetáculos O Doente Imaginário e Encantos, além de participar de atividades formativas e acompanhar bate-papos que abordam o universo e as dinâmicas do fazer teatral. A programação teve início em 21 de fevereiro e segue com atividades até 27 de março que serão transmitidas pelas plataformas das redes sociais da Cia. Teatral Oops!..

Segundo o diretor artístico da companhia, João Bosco Amaral, a realização deste projeto permite “que pessoas de diferentes localidades possam ter o acesso a essas ações, que incluem a transmissão de espetáculos, oficinas e lives temáticas, em diferentes plataformas”. Para o diretor, essa empreitada promove “a realização de atividades de fruição, formação e difusão do fazer teatral, permitindo ao público conhecer um pouco mais da pesquisa, das obras artísticas e da metodologia de trabalho da Oops!..”.

O projeto Manutenção Oops!.. é realizado com apoio e recursos da Lei Aldir Blanc, do Governo Federal, do Ministério do Turismo, da Secretaria Especial da Cultura, do Governo de Goiás e da Secretaria de Cultura de Goiás.

 

Programação

 Falando de Teatro 

Sucesso de engajamento e interação no Instagram em 2020, em meio ao isolamento social por causa da pandemia de covid-19, as lives Falando de Teatro retorna como uma das atividades neste novo projeto. As ações seguem a proposta inicial, que incluía bate-papo online sobre teatro, arte e cultura; e momentos de leituras de poesias, textos dramáticos e performances.

A primeira Live foi realizada no dia 21 de fevereiro, no Instagram da @ciaoops, com o tema “Construindo um Teatro de Grupo”. As lives seguiram nos dias 25 e 28 de fevereiro, com os debates sobre o “Teatro em tempos de Pandemia” e as “As Donas da Cena”, respectivamente.

Nos próximos encontros virtuais será debatido “Festivais de Teatro Pós-pandemia” no dia 04/03, às 17h; “Teatro Imersivo” no dia 07/03, às 17h; e por último sobre “Performance Virtual” no dia 11 de março às 17 horas.

 

Ações formativas 

No projeto também estão previstas duas oficinas como ações formativas que serão realizadas no formato online: Oficina de Dramaturgia(s) com o ator e diretor João Bosco Amaral; e Oficina de Teatro para Crianças, ministrada pela atriz e produtora cultural Sol Silveira. Serão oferecidas 60 (sessenta) vagas no total, e as pessoas interessadas podem se inscrever independentemente do local de residência.

Oficina de Dramaturgia(s) será realizada nos dias 12 e 13 de março, das 14h às 17h, na plataforma Zoom. A Oficina de Teatro para Crianças será realizada nos dias 19 e 20 de março, das 14h às 17h, também na plataforma Zoom. As ações formativas têm uma contribuição significativa tanto para crianças, que terão um contato inicial com as dinâmicas e os jogos teatrais, quanto para a formação técnica e artística de outros artistas e coletivos.

 

Semana do Teatro 

Em comemoração ao Dia do Teatro, em 27 de março, a Cia. Oops!.. apresenta os espetáculos O Doente Imaginário e Encantos no Facebook e no Youtube da companhia. Os dois espetáculos terão tradução na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), garantindo a acessibilidade para deficientes auditivos.

O Doente Imaginário, um clássico do teatro francês de autoria de Moliére, será apresentado dia 24 de março, às 19 horas, no Facebook e no dia 26 de março, às 15 horas no YouTube. Já Encantos, que conta a história de uma menina que possui um pássaro como seu melhor amigo, será apresentado às 19 horas do dia 25 de março no Facebook e no dia 27 de março, às 15 horas, no Youtube.

 

 

Sobre a Companhia Teatral Oops!..

Desde o ano 2000, a Oops!.. tem traduzido seus anseios através de suas peças teatrais, partindo de três eixos principais que nortearam a pesquisa de linguagem do grupo: Clown, Contemporâneo e Rua. Com esse tripé, a Oops!.. utiliza diferentes meios para sistematizar o processo criativo, determinando tanto a temática dos espetáculos quanto sua estética. O método de trabalho da companhia é caracterizado pela construção em processo, comunicando com diferentes técnicas e teorias no intuito de desenvolver seu próprio método de criação, intitulado Teatro que É.

Durante seus mais de vinte anos de existência, o grupo realizou diversas montagens de espetáculos e oficinas, que percorreram todas as regiões do Brasil e outros países. Os espetáculos apresentados renderam à Oops!.. prêmios e participação em dezenas de festivais, ocasiões em que foi aclamada por público e crítica especializada. Atualmente a companhia possui onze montagens em seu repertório e diferentes ações formativas.

 

SERVIÇO 

FALANDO DE TEATRO 

– 04/03, às 17h, no Instagram @ciaoops

Tema: Festivais de Teatro Pós-pandemia

 

– 07/03, às 17h, no Instagram @ciaoops

Tema: Teatro Imersivo

 

– 11/03, às 17h, no Instagram @ciaoops

Tema: Performance Virtual

 

 

AÇÕES FORMATIVAS

OFICINA DE DRAMATURGIA(S)

Dias 12 e 13/03, das 14h às 17h

Ministrante: João Bosco Amaral

Inscrições pelo e-mail: ciaoops@hotmail.com

Plataforma: Zoom

 

OFICINA DE TEATRO PARA CRIANÇAS 

Dias 19 e 20/03, das 14h às 17h

Ministrante: Sol Silveira

Inscrições pelo e-mail: ciaoops@hotmail.com

Plataforma: Zoom

 

ESPETÁCULOS 

O DOENTE IMAGINÁRIO 

– 24/03, às 19 horas, no Facebook/CiaTeatralOops

– 26/03, às 15 horas, no Canal do YouTube da Cia. Teatral Oops!..

Classificação: Livre

 

ENCANTOS 

– 25/03, às 19 horas, no Facebook/CiaTeatralOops

– 27/03, às 15 horas, no Canal do YouTube da Cia. Teatral Oops!..

Classificação: Livre

 

__________________________________________________

Mais informações: www.ciaoops.com.br

Facebook: @ciateatraloops

Instagram: @ciaoops

Youtube: Cia. Teatral Oops

 

Texto: Assessoria de Imprensa
Fotos: Gilson P. Borges

Redação Antes do Ponto Final

Baixe o e-book e saiba mais sobre.