Bem-vindo, use nossas ferramentas de acessibilidade.
C C C C
A- A+
Por aí. /Agenda.

Neste sábado: Cia Catavento exibe o vídeo-circo “O Acaso”

5 de maio de 2022
Neste sábado: Cia Catavento exibe o vídeo-circo “O Acaso”

Integrando a programação que celebra 10 anos de estrada, a companhia de circo Catavento fará exibição do vídeo-circo “O Acaso”, neste sábado, 30/4, no canal do YouTube da companhia. A Catavento ainda vai oferecer gratuitamente, entre os dias 16 e 20 de maio, uma oficina voltada para professores da rede pública de ensino. Felipe Nicknig e Marina Amorim compartilharão recursos pedagógicos envolvendo o circo a serem trabalhados em sala de aula. Estas atividades integram o Projeto Apoie a Catavento, que será encerrado com chave de ouro em junho com a estreia do documentário comemorativo de dez anos da companhia. Esta iniciativa tem apoio da Lei Aldir Blanc.

“O Acaso” é o primeiro vídeocirco produzido pela Catavento Companhia Circense. Com o objetivo de propor novas formas de se fazer circo, a companhia criou essa peça audiovisual em que circo, dança, cinema e criação se encontram num espaço esquecido durante a pandemia. “Aqui, neste teatro, somos artistas e públicos de nós mesmos numa plateia vazia e num mundo amplamente codificado, do qual somos passageiros de si e do tempo. Desconexo, fragmentado e aleatório, perdemos a noção do tempo e das coisas”, comenta Felipe Nicknig, diretor do vídeo.

Já a oficina oferecida por Felipe Nicknig e Marina Amorim tem como objetivo compartilhar o porquê e como ensinar circo para as crianças na escola. Há 20 vagas disponíveis e serão oferecidos certificados de 20 horas. Os interessados devem acessar o site da companhia para se inscreverem: www.ciacatavento.com.br. Na oficina, serão abordadas as bases legais, pedagógicas e teóricas que justificam o ensino do circo na escola, as modalidades circenses possíveis no espaço escolar e as possibilidades de adaptações das modalidades circenses no espaço escolar. Felipe e Marina ainda vão compartilhar vivências práticas sobre os conteúdos apresentados nesta formação.

Os dez anos da Companhia

A história da Catavento Companhia Circense começa em 2011 a partir da vontade e curiosidade por investigar e pesquisar novas possibilidades, formas e estéticas no universo do circo. Em 2019, a Cia inaugurou sua nova sede, no setor Bela Vista, em Goiânia, em um galpão de 310 m2. Trata-se de um centro cultural dedicado ao circo onde a companhia desenvolve todas as suas atividades: pesquisas, criações, formações, aulas de iniciação, curso profissional, ensaios da companhia, além das residências/workshops.

Nos cursos livres de circo, a Catavento Companhia Circense oferece aulas para cerca de 150 pessoas entre crianças, jovens e adultos em aulas amadoras de circo. Anualmente, a Catavento recebe entre 10 e 15 artistas para frequentar o NUFAAC (Núcleo de Formação Ampliada para o Artista de Circo). Ao longo dos últimos anos a Catavento Companhia Circense tem se destacado no cenário circense regional e nacional através da atuação estratégica e pela qualidade dos projetos. A companhia recentemente estreou dois novos trabalhos: o vídeocirco “O Acaso” e o Filme “Atravessar-se”, livremente inspirado na vida e na obra de Cora Coralina.

No último período participou de importantes festivais: Festival de Circo de Taquaruçu (2020), Festival Aldeia SESC de Artes (2020), Festival Internacional de Circo de SP – FIC (2020), 1o Festival de Cinema e Memórias Cerratenses (2021), Festival Latino-americano de Artes “Juntos” (2021), e recentemente a Catavento Companhia Circense participou do 20o Festival Mundial de Circo de Belo Horizonte e foi selecionada no Edital Nacional de Artes da Qualicult.

Em reconhecimento ao trabalho desenvolvido e pela notória contribuição com o desenvolvimento artístico/cultural regional e o cenário circense, a Catavento Companhia Circense foi premiada com o Troféu Buriti, concedido pelo Conselho Municipal de Cultura de Goiânia ano 2017/2018 e em 2019 foi premiada com Diploma de Destaque Cultural e Medalha de Mérito Cultural do Troféu Jaburu, concedido pelo Conselho Estadual de Cultura e Casa Cível do Estado de Goiás ano 2018/2019.

Serviço: Cia Catavento celebra 10 anos de trajetória com agenda de oficinas, lives e espetáculos

30/4, Exibição do vídeo-circo “O Acaso”, canal do YouTube da Companhia

Teaser “O Acaso”: https://www.youtube.com/watch?v=tLfyQlh2vh8&t=10s

16 a 20/5, Oficina de capacitação circenses para professores da rede pública, Sede da Catavento, Rua S4, Quadra S9a, Lote 16, Número 916 – St. Bela Vista, Goiânia – GO

Inscrições: www.ciacatavento.com.br | 20 vagas

Redes sociais: @ciacatavento

Texto: Ana Paula Mota | Nádia Junqueira Ribeiro.
Fotos: Divulgação.

Redação Antes do Ponto Final

Baixe o e-book e saiba mais sobre.