Comprei o livro Bonsai por acaso, numa promoção de livraria. Inicialmente me chamou atenção pela capa e pelo preço (claro!), mas a descrição do livro e o fato do autor ser chileno também aguçaram minha curiosidade. Além de Bonsai, comprei também A vida privada das árvores, do mesmo autor. Ao final da primeira página já havia me encantado pela escrita cativante de Alejandro.
Bonsai é um livro que lemos de uma única vez, rapidamente, em pouco mais de uma hora. As 96 páginas foram suficientes para mostrar o quanto um livro breve pode ser intenso. A história gira em torno de Julio e Emilia, um casal de estudantes chilenos de Letras que se conheceu em uma noite de estudos e festa. A relação deles gira em torno dos livros que leram e que não leram, como os do escritor Marcel Proust.
Rapidamente aprenderam a ler os mesmos livros, a pensar parecido e a disfarçar as diferenças. Logo moldaram uma vaidosa intimidade. Ao menos naquela época, Julio e Emilia conseguiram se fundir numa espécie de vulto. Em resumo, foram felizes. Disso não resta dúvida.
Mas o livro não é sobre uma história de amor, mas sobre o desdobramento dela. Já na primeira linha sabemos que “No final ela morre e ele fica sozinho, ainda que na verdade ele já tivesse ficado sozinho muitos anos antes de morte dela, de Emilia”. Calma, não estou dando spoiler, esse é só o começo da trama toda.
Bonsai nos conta que apesar das relações serem passageiras, nem por isso são menos importantes. E que após a ruptura de um grande amor ainda existem experiências a serem vividas, descobertas, sem necessariamente remeter às relações anteriores. O livro é basicamente sobre o que restou de Emilia e Julio após o término e de como os dois se relacionam com as recordações desse romance.
Qual o sentido de ficar com alguém se essa pessoa não muda a sua vida? Disse isso, e Julio, estava presente quando disse: que a vida só tinha sentido se a gente encontrasse alguém que mudasse, que destruísse sua vida.
É uma leitura cativante! Boa leitura!
Título: Bonsai
Autor: Alejandro Zambra
Editora: Cosac Naify
Número de páginas: 96
Preço médio: R$ 22,00