Divulgação.
Os bailarinos Daniel Calvet e João Paulo Gross levarão para as casas de pessoas idosas, através de uma tela, a possibilidade de movimentar, sentir e fluir os corpos através da dança. A aula será no próximo dia 8 de julho das 16 às 18 horas via plataforma Zoom. A aula não possui pré-requisitos relacionados a técnicas de dança e foi elaborada pensando as características e necessidades desse público. Os interessados devem enviar e-mail para ateliedogesto@gmail.com. As ações também podem ser acompanhadas através do canal do Ateliê do Gesto no Instagram: @ateliedogesto.
A proposta do aulão voltado para idosos, segundo Gross, é proporcionar um momento no qual as pessoas possam escutar o próprio corpo e respirar, o que proporciona um fortalecimento de dentro para fora. Para ele, que ministrará a aula, a atual situação de isolamento social exige uma maior conexão conosco, com nosso corpo e nossa casa. “Precisamos de cuidado para manter o nosso equilíbrio e a sanidade diante de tudo o que vem acontecendo com o mundo”, comenta.
Aqueles que estão acostumados a ver os movimentos desafiadores que os bailarinos desenvolvem nos palcos, não precisam ter medo. A aula terá um método adequado para o público idoso. “Iremos trabalhar um mapeamento pelo corpo todo, perceber nossa estrutura e suas conexões compreendendo o corpo como uma rede interligada e ativa. Trabalharemos com manipulação das partes do corpo e identificando suas ligações com a percepção, memória, integrando os sentidos do movimento”, explica.
Ao final, indica o bailarino, os alunos e alunas poderão estar mais conectados com o aqui e agora. “A dança tem a capacidade de trazer e se empoderar das suas qualidades colaborando para um desenvolvimento com maior refinamento e conhecimento de você mesmo”. Mais do que trabalhar o corpo, a aula proporcionará uma conexão também com as emoções: “dançar é reviver e sentir histórias vividas através do movimento, deixando aflorar sensações e sentimentos revigorando toda potência e vitalidade da vida que carregamos. É dizer, sentir e afirmar que estamos vivos, que cada um importa, e que fazemos parte de um grande movimento do universo”, comenta João Paulo Gross.
Projeto de Manutenção
A dupla, que acumula quatro espetáculos, 63 cidades e oito países percorridos, segue trabalhando intensamente em 2020. Nem mesmo o isolamento social a impediu de seguir priorizando o princípio que move Ateliê do Gesto de criar diálogo do fazer artístico junto ao público. Financiado pelo Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás, “Fundação – Manutenção Ateliê do Gesto” é um projeto de manutenção das atividades artísticas, que permite que o grupo continue desenvolvendo seu trabalho de elaboração, criação, produção de espetáculos, oficinas e workshops de dança e técnicas aliadas ao trabalho corporal.
No total serão oferecidos seis aulões: três voltados para qualquer pessoa, sem requisito técnico, e três endereçadas a idosos. No dia 5 de agosto haverá uma para a comunidade em geral – a última para esse público – e nos dias 26 de agosto e 23 de setembro, para idosos. As aulas não têm continuidade e não se tratam, também, de cursos. Uma excelente oportunidade para quem está em isolamento com necessidade de um momento lúdico para despertar o corpo. “A proposta é que a cada aulão tenhamos um público mais diverso, para que muitos possam conhecer e despertar o interesse pela dança. Assim além de enriquecer o nosso trabalho enquanto grupo e aprofundar nosso olhar para o corpo estaremos valorizando e potencializando plateias e públicos para a dança de um modo geral”, compartilha Gross.
Das salas para as telas
Inicialmente, a proposta era que as atividades fossem presenciais em um ambiente de sala de ensaio ou espaço de criação oferecido para as pessoas de Goiânia e regiões próximas. Devido ao isolamento social, a dupla decidiu pela realização da atividade em formato on-line, o que fez atingir novos públicos. “Estamos conseguindo alcançar pessoas de outras cidades e até de outros países que tem interesse no nosso trabalho”, comenta João Paulo.
Em maio, Ateliê do Gesto ofereceu o primeiro aulão online, como uma experiência, e surpreendeu a expectativa dos bailarinos. “Foi um espaço novo e inusitado. Tivemos muita procura e foi uma experiência muito interessante. As pessoas estavam atentas e disponíveis. Inicialmente estava receoso de não funcionar, ou não criar o ritmo e mergulho necessário no trabalho, mas quando percebi passamos quase duas horas movendo”, compartilha o bailarino. Essa será a terceira aula oferecida nesse formato.
Para Gross, a continuidade dessas atividades, em tempos de distanciamento social, é necessária para a sobrevivência de nosso corpo, como um complexo de sistemas que precisam estar em harmonia e equilíbrio para manter seu estado saudável. “Temos a necessidade de interagir, de trocar, de compartilhar. Mesmo através de uma tela do celular, tablet ou do computador conseguimos sentir a conexão das pessoas. Acredito nesses encontros como uma forma, um manifesto político de que, se não podemos ir pra fora, é preciso ir pra dentro e explorar essa geografia íntima”, convida Gross as pessoas a participarem das aulas.
Serviço: Ateliê do Gesto oferece aulão de dança online gratuita para idosos
Data: 8 de julho, quarta-feira
Horário: 16h às 18h
Inscrições: através desse link ou enviando e-mail para ateliedogesto@gmail.com
Instagram: @ateliedogesto