Bem-vindo, use nossas ferramentas de acessibilidade.
C C C C
A- A+
Por aí. /Agenda da Cidade.

Ateliê do Gesto abre inscrições para residência artística

Podem participar artistas e estudantes de arte que tenham o corpo como elemento fundamental de seus trabalhos e pesquisas. As inscrições estão abertas até o dia 2 de outubro

28 de setembro de 2020
Ateliê do Gesto abre inscrições para residência artística

Fotos: Lu Barcelo.

Artistas e estudantes de arte que tenham o corpo como elemento fundamental de seus trabalhos e pesquisas têm uma grande oportunidade. O Ateliê do Gesto oferecerá dois meses de residência artística para 20 artistas, compartilhando os processos de manutenção física e artística do grupo de dança. As inscrições estão abertas até o dia 2 de outubro e os interessados devem preencher esse formulário, disponível nas redes sociais do Ateliê. Serão dois encontros semanais, começando no dia 13 de outubro e totalizam 14 encontros virtuais, através da plataforma Zoom, e outros dois presenciais. A ação faz parte do projeto de manutenção do grupo, que conta com apoio do Fundo de Arte e Cultura de Goiás.

Durante este período, os bailarinos Daniel Calvet e João Paulo Gross vão compartilhar metodologia, caminhos e ferramentas de trabalho utilizadas no espetáculo Dança Boba. O espetáculo teve sua estreia em 2019, nascido da espontaneidade. Encantou o público por ser baseado no improviso, oferecer leveza e sensibilidade numa possibilidade deste público criar a história que quisesse. O número restrito de vagas (20) se deve ao fato dos bailarinos optarem por priorizar a atenção a cada artista participante, sendo possível oferecer feedbacks e orientações que busquem o refinamento e apuro técnico e estético do trabalho corporal. Além disso, como serão oferecidos dois encontros presenciais, é necessário garantir a segurança sanitária dos participantes.

Ao final dos encontros virtuais, será realizada uma gravação dos artistas residentes. Eles serão divididos em quatro grupos, para garantir medidas sanitárias devido à pandemia. Assim, serão realizadas quatro gravações nas quais serão registradas o resultado dessa residência que culminarão num produto cultural inédito. A experiência final poderá ser um vídeo arte, um vídeo dança ou um vídeo documental.  Ela será apresentada ao público em geral, através de transmissão ao vivo, nas redes sociais do Grupo Ateliê do Gesto.

João Paulo Gross enfatiza a importância de viver e realizar essa residência como um caráter emergencial diante do momento que estamos vivendo. “É um respiro artístico no nosso fazer juntamente com outros olhares e parcerias que podem surgir e brotar desse exercício que se faz movendo, dançando. Propomos repensar o lugar da dança enquanto experiência efêmera na tentativa de capturar o instante e dessa vivência impregnar o nosso fazer artesanal através de ferramentas tecnológicas potencializando e imprimindo uma poética do agora”, comenta o bailarino.

 

Serviço: Ateliê do Gesto abre inscrições para residência artística

13 de outubro a 2 de dezembro, terças e quintas-feiras

Inscrições: até dia 2 de outubro, preenchendo esse formulário – disponível nas redes sociais do grupo.

Instagram: @ateliedogesto

 

Texto: Assessoria de Imprensa

Redação Antes do Ponto Final

Baixe o e-book e saiba mais sobre.