Bem-vindo, use nossas ferramentas de acessibilidade.
C C C C
A- A+
Diário Textual > ...Relicário.

Noel, um conto de esperança

"É melhor retirar-se e deixar uma bonita lembrança, do que insistir e virar um verdadeiro incômodo. Você não perde o que nunca teve, nem mantém o que não é seu. Se você é forte para dizer Adeus, a vida te recompensará com um novo Olá." Jean Charles Rinelli

19 de dezembro de 2020
Noel, um conto de esperança

Na época do Natal as crianças costumam escrever uma carta ao Papai Noel dizendo o que querem ganhar. Segundo a lenda, na noite da véspera de Natal ele percorre os céus por todo o mundo com a ajuda do seu trenó puxado pelas suas renas e leva presentes às crianças que se comportaram bem durante o ano. A história mais conhecida é que o Papai Noel entra pelas chaminés e deixa os presentes debaixo da árvore de Natal. Noel é um dos símbolos do natal, personagem que tem destaque na cultura popular. E na minha visão, Noel é um conto de esperança.

O Natal está chegando e, junto com ele, o espírito natalino que contagia as pessoas de todas maneiras mundo afora. Pelo menos no Brasil, todo ano no mês de dezembro as famílias se unem para comemorar o Natal. É a época do ano que nos faz refletir sobre a importância de recomeçar, seja em um relacionamento, ou em um emprego.

 

2021 tem tudo para ser o ano da virada!

Que tal olhar mais à sua volta? Talvez você não esteja percebendo os sinais de uma pessoa apaixonada com quem você encontra no dia a dia. Talvez, você consiga uma promoção ou assuma uma nova função no seu emprego. Se estiver sem emprego, se for possível, procure se reciclar enquanto busca uma vaga: estudar será uma atividade útil, natural e prazerosa. Muitas vezes, é por momentos difíceis que se escondem as grandes oportunidades.

Escrevo estas linhas em meio à maior pandemia de todos os tempos. A pandemia do novo coronavírus pegou todo mundo de surpresa. De repente tudo mudou e a nossa “cabeça deu um nó”. Mas o que isso tem de positivo? Mas o que ele nos deixa de lição? O ano de 2020 foi um período difícil para todos. Porém, este ano nos presenteou com muitos ensinamentos. O ano que chacoalhou nossos planejamentos por causa da pandemia, mostrou neste meio tempo, nossa capacidade de suportar o sofrimento, de lutar, vencer os mais loucos obstáculos, seguir em frente e realizar nossos planos independentemente do que acontecer pelo caminho.

Infelizmente, a pandemia ainda não foi controlada e por enquanto a única forma de evitar o contágio é se cuidando ao máximo com higienização, uso de máscara e distanciamento social. Se por um lado, ainda não temos a real dimensão dos efeitos que este ano atípico trará a médio e longo prazo. Por outro, dito isso, é preciso escutar quem requer atenção, se cuidar e cuidar de quem a gente ama. Com solidariedade, fé na ciência, amor ao próximo e esperança, vamos superar essa fase.

 

O poder da resiliência

Vídeo: Reprodução/Internet Cena do filme ‘Esqueceram de Mim’ com o ator, Macaulay Culkin

Os maus momentos nos ensinam a arte da resiliência, competência do ser humano (evolutiva), que faz com que eu, você, após cair, levante melhor do que antes, quantas vezes forem necessárias. Inclusive, essa é uma habilidade que considero essencial nos dias de hoje, pois muitas vezes nos deparamos com problemas novos, que não têm uma resposta ou solução pronta.

Quando você consegue agir de uma maneira diferente, começa a abrir um mundo novo. A paciência e a perseverança têm o poder de fazer com que as dificuldades diminuam e as mudanças de fato aconteçam. A boa notícia é que o ano está quase chegando ao fim, e, com certeza a maioria das pessoas já começam a fazer planos, pensar em metas ou coisas que pretendem fazer o ano que vem (fazer uma dieta, começar uma academia, aprender uma nova língua ou coisas do tipo).

Afinal, se queremos resultados diferente, precisamos estar abertos a buscar novas formas de analisar e resolver problemas. E, mesmo sem a clareza do cenário, precisamos tomar decisões importantes. O fato é que a forma como lidamos com a crise hoje vai definir o futuro. De muitas maneiras, isso requer uma mudança… Como disse Mahatma Gandhi (1869- 1948): “Você tem que ser o espelho da mudança que está propondo. Se eu quero mudar o mundo, tenho que começar por mim”.

Esperamos que a reta final de 2020 seja mais leve e traga bons resultados pra você, e que 2021 seja um ano de muitas conquistas e motivos para comemorar. Siga com esperança, porque em seu caminho ainda há muitos momentos felizes a serem vivido. Quem é que não quer ter sorte na vida, um bom emprego, dinheiro no bolso, saúde pra dar e vender e tantos outros desejos, não é? Mas isso é um desafio diário, e você sabe disso. Embora o planeta continue passando por transformações, é hora de refletir, renovar as esperanças e priorizar conexões.

P.S.: Vivemos um momento diferente de tudo o que estávamos acostumados. Aproveite esse momento para trabalhar suas emoções e se fortalecer.

Vídeo: Reprodução/Internet Papai Noel Com Trenó e Renas

Feliz Natal!

Por hoje, o recado é esse. Um fim de semana de paz e esperança!

Ho, Ho, Ho, um abraço e um ótimo fim de semana para você!

Stela Maris

Baixe o e-book e saiba mais sobre.