Bem-vindo, use nossas ferramentas de acessibilidade.
C C C C
A- A+
Diário Textual > ...Olhares.

Um minuto

Se pensarmos bem, um minuto ali no supermercado, ou no trânsito, ou numa outra fila pode ser algo bom e inclusive evitar transtornos futuros

16 de agosto de 2020
Um minuto

O que você faria em um minuto? (Pixabay)

Eu sempre faço compras em um supermercado aqui do lado de casa. E nas últimas vezes que eu fui lá tem sido comum  sistema de cartão cair, então você tem que esperar um minuto para passar o cartão de novo. E aí eu fico observando a reação das pessoas, de como um minuto parece uma vida. Nesse intervalo de tempo algumas pessoas da fila começam a ficar inquietas ou mudam de fila, a atendente do caixa conta pra outra como está o filho dela, tem quem assiste a televisão do supermercado e quem desiste das compras.

O que mais me impressiona nesses 60 segundos é o quanto nós somos, em geral, movidos pela pressa e como contar o tempo tem se tornado cada vez mais uma pressão. Se pensarmos bem, um minuto ali no supermercado, ou no trânsito, ou numa outra fila pode ser algo bom e inclusive evitar transtornos futuros.

Nós estamos muito acelerados e isso nota-se em pequenos detalhes. Esse minuto pra mim significa mais um tempo em que posso observar o lugar que estou, reparo nas compras que eu fiz, nas pessoas, faço listas na minha cabeça do que preciso fazer. Eu fico me perguntando o valor do minuto. Tanta coisa já mudou na minha vida por causa de um minuto, já me livrei de ser atropelada porque tive que voltar em casa pra pegar algo que esqueci, já ganhei um projeto que inscrevi no último minuto, já vi um pôr-do-sol lindo porque eu pude esperar alguns segundos. Então o minuto pra mim é muito relevante, seja pra algo que eu quero ou algo que não quero. 

O exemplo que essa fila de supermercado deixou pra mim é treinar a nossa paciência, porque aquele minuto de espera que ficamos olhando na tela os segundos para o sistema reiniciar também é importante para mostrar que esperar é uma virtude e que todas as coisas têm seu tempo para acontecer. Nós temos muita ambição de que o tempo corra a nosso favor e ele sempre torce por nós, o que desejamos irá acontecer em um minuto ou em outro.

Kalyne Menezes

Sou fundadora, diretora e coordenadora geral do Antes do Ponto Final. Jornalista, escritora e pesquisadora. Gosto de escrever, falo no podcast e apareço no vídeo para contar histórias de pessoas e lugares, de diferentes maneiras. Também gosto de ir atrás das relações entre Comunicação, Informação, Cultura, Cidadania e pessoas com foco no que é social e coletivo.

Baixe o e-book e saiba mais sobre.