Divulgação
O projeto Antes do Ponto Final estreia hoje sua segunda série no canal no YouTube e fala muito de sentimento. Aurora traz três episódios sobre o que as pessoas acima de 60 anos, que estão na fase conhecida como “melhor idade”, pensam e sentem quando falamos de amor, alegria, passado, saudade, tristeza. Inscreva-se aqui para acompanhar o nosso canal e ver a série no nosso canal.
Depois da série “Andanças”, que mostra um pouco sobre o que acontece no Casarão dos Gonzaga (Caldas Novas/GO), foi a vez de falar com os idosos que frequentam o Peti, que é um dos centros de convivência ligado aos Centros de Referência em Assistência Social – CRAS da cidade, e também os que participam do grupo Forró da Melhor Idade, que se encontra no Casarão semanalmente para dançar.
Sobre a séria “Aurora”, conversamos com a fundadora e idealizadora do projeto, Kalyne Menezes.
Por que “Aurora”?
Kalyne: “Aurora”, a claridade no céu antes do nascer do sol, e símbolo do princípio da vida… E o que é a melhor idade senão o início de uma nova fase de vida, às vezes um novo começo, um renascimento? Inspirados nisso fomos conversar com pessoas acima de 60 anos e saber o que elas pensavam sobre alguns sentimentos que permeiam a nossa vida, ouvindo suas histórias e valorizando a jornada e subjetividade de cada entrevistado.
Quem são as personagens dos vídeos?
São pessoas de dois grupos diferentes, mas todos moram em Caldas Novas, Goiás. Uma parte frequenta e convive em diversas atividades no Centro de Convivência conhecido como Peti, e outro grupo são pessoas que dançam forró em algumas tardes no Casarão dos Gonzaga, que é um ponto de cultura da cidade. Fizemos as gravações lá porque queríamos sair um pouco do eixo da capital e também porque Caldas Novas tem pessoas de diversos lugares que se encontram lá.
Teve algo interessante das gravações que te chamou atenção?
Pessoalmente, eu sempre tive uma boa convivência e admiração com as pessoas idosas porque acredito que nessa fase elas têm muita experiência, sensibilidade, já passaram por mais diversas situações e têm um olhar diferenciado do mundo. E eu também percebi isso conversando com as pessoas, elas não têm filtro pra falar o que pensam e gostam de participar das atividades, é uma fase de escolhas também, mas essas escolhas são mais leves porque já passou aquela obrigação com educação de filhos, família, trabalho, por exemplo. É um momento único, onde muitas inclusive vão realizar desejos que não tiveram como ir atrás antes. É muito bacana isso.
E quais os próximos projetos para o canal do YouTube?
Depois de Andanças e Aurora, iremos lançar Retratos, que é a última série pelo edital 2018 do Fundo de Apoio de Arte e Cultura do Estado de Goiás. Mas a recepção do projeto como um todo tem sido muito boa, superou nossas expectativas, então acredito que iremos pensar em conteúdos permanentes para o canal do YouTube também.
Serviço
O quê? Lançamento da série “Aurora”
Quando? 06 de agosto
Onde? Acesse nossa página de vídeos e ou o nosso Canal no YouTube.