Bem-vindo, use nossas ferramentas de acessibilidade.
C C C C
A- A+
Diário Textual > ...Olhares.

Cedo ou tarde a crise vai acabar

“Se o objetivo principal do capitão fosse preservar o seu navio, ele o manteria no porto para sempre.” – Tomás de Aquino

27 de junho de 2020
Cedo ou tarde a crise vai acabar

Foto: Reprodução/Internet

No início da crise, o governo brasileiro criou um plano de ação no país para minimizar os danos causados pela pandemia Covid-19. A orientação da OMS (Organização Mundial da Saúde) é de que as pessoas fiquem em casa e saiam apenas quando necessário, para ir ao trabalho, a uma consulta ou ao supermercado.

Por conta dessa pandemia, do dia para a noite havíamos perdido quase toda nossa receita e empregos. Nesse momento conturbado, passamos boa parte da quarentena com os estabelecimentos fechados e vendas ameaçadas perto de zero.

Segundo estimativa da IFI (Instituição Fiscal Independente) do Senado, a taxa de desemprego deve chegar a 14,2% ao fim de 2020. No ano passado, a taxa média de desocupação no país ficou em 11,9%, segundo dados do IBGE.

Num cenário pessimista, com piora das perspectivas de queda da atividade econômica em 2020, um número ainda maior de trabalhadores poderia perder o emprego. Nessa situação, a taxa de desocupação chegaria a 15,3%, segundo os cálculos da instituição.

No contexto econômico, social e político, não sabemos como será o futuro. Nesse sentido, este momento de quarentena está deixando todo o mundo em alerta. Não à toa estamos cheios de incertezas e preocupações.

Estamos enfrentando uma pandemia que está mudando completamente a nossa forma de conectar com outras pessoas, de consumir, de pensar e agir. Estamos falando de um dos momentos mais desafiadores para os negócios. Os hábitos de consumo se alteraram durante a pandemia. Algumas mudanças são passageiras, mas outras vieram para ficar. E nada mais no mundo será como antes.

 

Apesar do temor, o momento da reabertura da economia se aproxima

Magazine Luiza, Netflix, iFood, Natura, Ambev, O Boticário, Nestlé, Lojas Americanas, Mercado Livre e Samsung são as “marcas transformadoras” nesta época de crise, segundo estudo realizado pela HSR Specialist Researchers.

Com a internet e as redes sociais a um clique de distância, grandes marcas se consolidaram ao oferecerem mais do que produtos e serviços. As companhias melhoraram a experiência do cliente nessa pandemia, comunicando rapidamente suas intenções de apoio e proteção com ações, campanhas, doações, produção e distribuição do álcool em gel.

Mantendo o distanciamento social recomendado pela OMS em função do Covid-19, muitos restaurantes precisaram adaptar-se ao sistema delivery. Outros setores precisaram se reinventar para atender as necessidades atuais do mercado.

Se por um lado fica a tristeza pelo sofrimento gerado pela nova doença. Por outro lado, as coisas estão acontecendo em um ritmo acelerado, tanto que já é possível enxergar a crise sob uma ótica positiva. O mundo já começou a dar os seus primeiros passos para sair dessa situação.

 

O ‘novo normal’

Mesmo com o surto de coronavírus a transformação digital ganhou velocidade e relevância. Graças ao poder da internet, milhões de profissionais continuam trabalhando e inúmeras empresas continuam operando.

O mundo mudou e não há como ter resultados diferentes e melhores se as suas atitudes têm sido as mesmas. Nunca vivemos transformações tão profundas em tão pouco tempo.

Há outro ditado que diz: “para cortar uma árvore bem rápido, gaste o dobro do tempo afiando o machado.”

Não existe uma fórmula mágica ou uma receita que deve ser seguida.

E acredite, apesar de difícil, é possível!

Pois, não será a primeira e nem a última vez que enfrentaremos alguma crise.

 

Como está a sua vida no meio dessa pandemia?

Enquanto algumas pessoas se fortaleceram e se mantiveram firmes diante dos desafios da crise que passamos. Outras pessoas encontraram uma desculpa perfeita para se acomodar e desistir de seguir em frente rumo ao sucesso pessoal, familiar e profissional.

A vida consiste em escolhas.

“Um dia uma jovem ouviu de uma vidente que ela teria uma vida lastimável. Sabendo disso e buscando provar que a vidente estava errada, ela evitou tudo que pudesse causar risco de vida. Não viajou, não teve filhos e nunca se arriscou em nada. Depois de 90 anos evitando todos os possíveis problemas ela percebeu que a vidente tinha acertado a previsão.”

Moral da história: Decisões acertadas no momento “chave” de nossas vidas podem representar o desenvolvimento que tanto almejamos. Se você está adiando essa decisão, pode estar correndo um risco desnecessário.

Definitivamente chegou o momento de transformar positivamente todas as áreas da sua vida e romper com padrões emocionais que estão te impedindo de realizar seus sonhos.

Afinal de contas não haverá ninguém tão responsável por tudo o que você estará vivendo quanto você mesmo.

É difícil, mas não se desespere porque você não está sozinho. Lembre-se das pessoas que você quer que te apoiem e que estejam contigo nessa jornada: Filho(s), esposa, marido, pai, mãe, tio(s), irmão(s)…

Ou seja, quando você tem alguém do seu lado que acredita em você, que acredita até mais do que você mesmo, você acaba fazendo coisas que nem sabia que eram possíveis.

 

Identifique suas necessidades

Tem certas coisas na vida que não têm preço. Como, por exemplo, a sensação de saber que é possível estar mais perto da família e se conectar com amigos.

Nesse momento, ocupe o seu cérebro com algo que sempre quis aprender e que faça bem. Gaste a maior parte do tempo em atividades significativas. Encontre oportunidades para ajudar um colega de trabalho, ou ser voluntário em projetos sociais – mesmo por meios digitais.

Capacitação também é um ponto muito importante nesse momento de crise. Esteja a postos e aproveite cada segundo da pandemia.

Para quem precisa poupar dinheiro, os cursos de extensão EAD (Educação a Distância) além de ter a curta duração como uma das principais características, eles possuem baixo investimento e permite maior flexibilidade para o profissional que precisa dividir o seu tempo entre trabalho, vida pessoal e social.

Pegue caneta e papel e comece a escrever o próximo capítulo da sua vida. Dê uma olhada no que você pode encontrar na internet. Você mesmo pode definir o que irá estudar, dependendo do seu objetivo.

Além da busca de canais de aprendizado on-line, artigos e entre outros, existem outras formas de aprendizado ao seu redor e começa por coisas muito básicas como a leitura de livros, gibis, eBooks, jornais ou revistas.

Para escapar da crise, explore novas formas de trabalho. É possível atuar com um e-commerce e vender diversos produtos pela internet. Além disso, ter um canal no YouTube com conteúdos interessantes, pode impulsionar uma nova carreira como digital influencer.

Mas nada disso tem efeito sem que você queira levar isso para a sua vida e faça algo diferente. Portanto, não importa quais obstáculos e desafios irão aparecer no seu caminho. É preciso seguir em direção rumo ao sucesso.

Fato é: Ou você se adapta às novas necessidades e práticas do mercado, ou você continuará passando por alguma dificuldade na vida, no trabalho ou negócio.

 

Como uma onda no mar

A crise gerada pela pandemia do coronavírus vai passar. Não sabemos quando, mas passará. Só que o mundo não será mais o mesmo.

Contudo pode não parecer, mas muitas situações da vida se assemelham ao comportamento dos mercados.

A vida é feita de eventos, que se apresentam em forma de “ondas gigantes do mar”. Às vezes estamos surfando momentos felizes e em outros, nos vemos no meio de alguma crise.

Foto: Reprodução/Instagram Alex Griffith

No mercado não é diferente, às vezes, os altos e baixos são criados por momentos de alta quando o mercado está otimista e de baixas quando está pessimista.

A forma como consumimos e trabalhamos já está mudando, é um processo que tende a se acelerar cada dia mais.

No entanto, adequar-se a essa nova realidade do mercado, é uma tarefa desafiadora, que exige atualização constante de cada profissional.

Seguramente o mundo pós pandemia vai existir. De modo geral as crises fortalecem o mercado, especialmente quando sabemos como aproveitá-las.

Enfim, estamos vivenciando um período de novas esperanças, de renovação e aprendizagens.

No meio de tanta incerteza e complexidade, é importantíssimo ter sempre em mente que há o risco na saúde. Apesar disso, como os acontecimentos têm se desenvolvido muito rapidamente, a vida segue continuamente.

Por fim, se você possui um projeto inovador ainda em fase de desenvolvimento, talvez esse seja o momento para tirar essa ideia do papel. Siga a sua intuição e amplie os seus conhecimentos. Tenha fé e foco. Arrisque-se mais. Cometa erros. Permaneça em movimento. Controle a sua ansiedade e faça o seu dever de casa durante a quarentena.

 

Stela Maris

Pesquisadora, observadora e contadora de histórias. Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Possui MBA Assessoria de Imprensa na Comunicação Digital. Gosta de escrever e de falar sobre jornalismo e mídias digitais! Entusiasta da comunicação, tecnologia, empreendedorismo, arte, design, criatividade e cultura. No projeto Antes do Ponto Final, escreve mensalmente sobre arte, cultura, dança, criatividade e outros temas que possam ser interessantes dentro desse universo.

Baixe o e-book e saiba mais sobre.