Bem-vindo, use nossas ferramentas de acessibilidade.
C C C C
A- A+
Por aí. /Rotas.

Conheça 6 bibliotecas virtuais

As bibliotecas online têm ganhado cada vez mais espaço, com acervos riquíssimos e muitas vezes maiores que bibliotecas físicas

1 de maio de 2020
Conheça 6 bibliotecas virtuais

As bibliotecas online têm ganhado cada vez mais espaço, com acervos muitas vezes maiores que bibliotecas físicas. Além de obras textuais digitalizadas, podemos encontrar música, vídeos e áudios sobre diversos temas. Conheça 6 bibliotecas virtuais que possuem um acervo riquíssimo com um clique do computador.

 

1. Domínio Público

Talvez esse seja um dos acervos online mais conhecido pelos brasileiros. O Portal Domínio Público foi lançado em 2004, e conta com um acervo de mais de 198 mil obras entre textos,  imagens, sons e vídeos. Já foram feitos mais de 40 mil downloads de obras do patrimônio brasileiro que estão em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, ou seja, podem ser compartilhadas e utilizadas livremente desde que citada a fonte, respeitando os direitos autorais.

Acesse: http://www.dominiopublico.gov.br/.

 

2. Projeto Gutenberg

São mais de 38 mil livros eletrônicos gratuitos que o Projeto Gutemberg disponibiliza, tanto em formado para leitores digitais e-pub e Kindle, ou para baixar e ler no site. As obras são digitalizadas e revisadas por milhares de voluntários. Além de português, o Projeto Gutenberg também disponibiliza obras em outras línguas.

Acesse: https://www.gutenberg.org/.

 

3. Biblioteca Nacional Digital

Pertencente à Fundação Biblioteca Nacional, possui mais de 2 milhões de publicações e constitui em um dos maiores acervos digitais do país. A Biblioteca Nacional foi criada por Dom João, em 1810, com intuito de para abrigar os grandes documentos da história brasileira. Possui um grande acervo literário, mas o foco da biblioteca são mapas, fotografias e periódicos. É possível conferir algumas obras raras, como a versão original dos Lusíadas.

Acesse: https://bndigital.bn.gov.br/.

 

4. A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

Criada em 2005 para abrigar a coleção brasiliana  reunida ao longo de mais de oitenta anos pelo bibliófilo José Mindlin e sua esposa Guita, a biblioteca pertence à Universidade de São Paulo (Pró-reitoria de Extensão e Cultura). Foi aberta ao público em 2013 e conta com material diversificado sobre o Brasil, composto por obras de literatura, história, mapas, livros científicos, livros de artistas, dentre outras.

Pode ser acessada em: https://www.bbm.usp.br/

 

5. Biblioteca Digital Mundial

Com um acervo de quase 20 mil obras, a biblioteca foi criada pela Unesco para abrigar documentos sobre a história de povos 193 países. Além disso, também conta com mapas interativos e linhas do tempo sobre grandes episódios da história mundial.

Acesse: https://www.wdl.org/pt/.

 

6. Coleção Aplauso

Para quem gosta de cinema e televisão, a coleção Aplauso disponibiliza biografias de artistas, cineastas e dramaturgos, bem como roteiros de cinema, peças de teatro e histórias das emissoras de televisão no Braisl. 

Acesse: http://aplauso.imprensaoficial.com.br/

Kalyne Menezes

Sou fundadora, diretora e coordenadora geral do Antes do Ponto Final. Jornalista, escritora e pesquisadora. Gosto de escrever, falo no podcast e apareço no vídeo para contar histórias de pessoas e lugares, de diferentes maneiras. Também gosto de ir atrás das relações entre Comunicação, Informação, Cultura, Cidadania e pessoas com foco no que é social e coletivo.

Baixe o e-book e saiba mais sobre.