Divulgação.
Entre os dias 18 de outubro e 30 de novembro, Goiânia será palco para uma série de 10 (dez) conferências com consagrados autores literários brasileiros. Os primeiros convidados a serem recebidos em nossa capital serão Fabrício Carpinejar, escritor, cronista e comentarista de TV, e Ignácio de Loyola Brandão, cronista e autor de 45 livros, entre eles, “Zero”, “Veia Bailarina” e “Não Verás País Nenhum”, Doutor Honoris Causa pela UNESP e Membro da Academia Brasileira de Letras. Estes dois encontros acontecerão, respectivamente, nos dias 18 e 19 de outubro, segunda e terça-feira, presencialmente no Teatro Goiânia, sempre às 19h00. A exposição do escritor será seguida de debate e sessão para autografar seus livros. Além da abertura do teatro ao público, serão feitas transmissões ao vivo pelo YouTube. Os encontros contarão com interpretação em Libras e o Teatro Goiânia oferece estrutura acessível para pessoas com deficiência.
Para cada noite de encontro, um tema será aprofundado pelo palestrante e seu mediador. Fabrício Carpinejar trará questões sobre “liberdade, neuroses e depressão em um mundo em mutação”. Sua fala, na segunda-feira, 18/10, será mediada por Rafael Magalhães, escritor, ator e palestrante, autor das obras “Precisava Escrever” 1, 2 e 3, livros que estão na lista dos mais vendidos do país.
Já na terça-feira, 19/10, Ignácio de Loyola Brandão falará sobre “literatura, pestes, pandemias e distopias – ficção e realidade”. Para a mediação do debate, entra em cena o professor e teatrólogo, ex-secretário de cultura de Goiânia, Prof. Sandro di Lima. O ingresso é gratuito e será distribuído na bilheteria do teatro, desde 60 minutos antes da abertura, obedecendo a ordem de chegada das pessoas ao teatro. Todas as normas de prevenção contra o Coronavírus serão seguidas conforme recomendações das autoridades sanitárias, por isso o uso de máscaras pelo público será obrigatório durante todo o evento.
O Projeto Literário Diálogos Contemporâneos, pela primeira vez em Goiânia, tem a realização da Associação Amigos do Cinema e da Cultura, com o apoio da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo. O projeto conta com recursos de emenda parlamentar do Deputado Rubens Otoni e a organização da F2 Produção.
Urgentes diálogos de mundo
Ao longo dos 10 (dez) encontros com os autores convidados – consagrados como escritores premiados no Brasil e no exterior – serão abordados temas relacionados às suas obras literárias, que ocupam o pensamento contemporâneo do mundo, em tempos de guerras, polarizações políticas e pandemia. Além de Carpinejar e Ignácio Loyola, o projeto traz para Goiânia Sergio Vaz, Xico Sá, Mary Del Priore, Fernando Morais, Elisa Lucinda, Renato Janine Ribeiro, Mario Prata e Tereza Cruvinel.
Estes pensadores da atualidade provocarão diálogos sobre “mundo digital e sociedade em rede – As mídias tradicionais e os novos espaços de informação e comunicação”; “A literatura que vem da periferia”; “Empatia e solidariedade: antídotos contra a banalização da maldade e do preconceito”; “Espiritualidade, metafísica e religiosidade no Brasil contemporâneo”; “O envelhecimento e o espaço social dos que não são mais jovens”; “Guerras culturais – corações e mentes em tempos de fake news, negacionismo e pós-verdade”; “A construção da violência contra a mulher na sociedade brasileira”; “Cenários para um mundo pós-pandemia – O fim do século XX e o futuro que nos espera”. Veja abaixo a programação completa.
A iniciativa é voltada para estudantes, intelectuais, artistas, trabalhadores da cultura, professores, jornalistas, gestores públicos, agentes de leitura, dentre outros; adolescentes, a partir de 14 anos, e adultos de todas as idades.
A importância histórica de se refletir sobre o Brasil atual
De acordo com Nilson Rodrigues, Diretor Geral do projeto, este ciclo de palestras tem tido grande alcance de público e mídia nas localidades em que foi realizado, tendo em vista que as temáticas dos encontros conduzem a reflexões imprescindíveis para nosso tempo. Em suas palavras: “nossas propostas de debates conduzem a reflexões que vão desde a construção histórica das relações afetivas no País a processos de difusão de notícias e informações na internet”.
Sobre a relevância desses pontos de discussão, Nilson complementa: “Consideramos importante debater esses temas nesse momento, visto que valores como a solidariedade e a empatia têm tido pouco espaço em algumas camadas da sociedade, onde vicejam o ódio, o preconceito e a pregação da violência”.
O diretor do projeto ainda destaca a importância das percepções e perspectivas dos escritores convidados para interpretar o momento em que vivemos e entender como o Brasil foi e é construído, visto e interpretado: “olhares que vão desde a tradição e a herança africana em nossa literatura, perpassando pela graça e o humor com que sempre nos enxergamos ao longo do tempo, até os distintos dramas de nossas metrópoles e a recente produção que hoje nos chega da periferia, agora também produzida por aqueles que antes eram apenas personagens”. E finaliza: “Estes são diálogos para entender, por meio da produção literária brasileira, em seus diversos gêneros e narrativas, os caminhos e descaminhos do País. E construir saídas”.
SERVIÇO:
Diálogo 1 – Convidado: FABRÍCIO CARPINEJAR
Tema: Liberdade, neuroses e depressão em um mundo em mutação
Mediador: RAFAEL MAGALHÃES
Data: 18/10/2021 – 2ª feira – TEATRO GOIÂNIA – 19h00
Diálogo 2 – Convidado: IGNÁCIO DE LOYOLA BRANDÃO
Tema: Literatura, pestes, pandemias e distopias – ficção e realidade
Mediador: SANDRO DI LIMA
Data: 19/10/2021 – 3ª feira – TEATRO GOIÂNIA – 19h00
Diálogo 3 – Convidado: SÉRGIO VAZ
Tema: A literatura que vem da periferia
Mediadora: RENATA CAETANO
Data: 25/10/2021 – 2ª feira – TEATRO GOIÂNIA – 19h00
Diálogo 4 – Convidado: XICO SÁ
Tema: Mundo digital e sociedade em rede – As mídias tradicionais e os novos espaços de informação e comunicação
Mediadora: NINA SOLDERA
Data: 26/10/2021 – 3ª feira – TEATRO GOIÂNIA – 19h00
Diálogo 5 – Convidada: MARY DEL PRIORE
Tema: A construção da violência contra a mulher na sociedade brasileira.
Mediadora: SILVANA BELINE
Data: 15/11/2021 – 2ª feira – TEATRO GOIÂNIA – 19h00
Diálogo 6 – Convidado: FERNANDO MORAIS
Tema: Guerras culturais – corações e mentes em tempos de fake news, negacionismo e pós-verdade
Mediador: BRUNO PEIXOTO
Data: 16/11/2021 – 3ª feira – TEATRO GOIÂNIA – 19h00
Diálogo 7 – Convidada: ELISA LUCINDA
Tema: Empatia e solidariedade: antídotos contra a banalização da maldade e do preconceito
Mediador: WELLINGTON DIAS
Data: 22/11/2021 – 2ª feira – TEATRO GOIÂNIA – 19h00
Diálogo 8 – Convidado: RENATO JANINE RIBEIRO
Tema: Espiritualidade, metafísica e religiosidade no Brasil contemporâneo
Mediadora: ROSY CARDOSO
Data: 23/11/2021 – 3ª feira – TEATRO GOIÂNIA – 19h00
Diálogo 9 – Convidado: MARIO PRATA
Tema: O envelhecimento e o espaço social dos que não são mais jovens
Mediador: JULIO VANN
Data: 29/11/2021 – 2ª feira – TEATRO GOIÂNIA – 19h00
Diálogo 10 – Convidada: TEREZA CRUVINEL
Tema: Cenários para um mundo pós-pandemia – O fim do século XX e o futuro que nos espera
Mediadora: CLAUDIA NUNES
Data: 30/11/2021 – 3ª feira – TEATRO GOIÂNIA – 19h00
Ingressos: GRATUITOS (Distribuídos com 60 minutos de antecedência, na bilheteria do Teatro Goiânia)
ATENÇÃO!
As normas de segurança contra Covid-19 serão rigorosamente respeitadas, portanto a capacidade do espaço será reduzida e será obrigatório o uso de máscaras por todos os presentes.
Texto: Assessoria de imprensa/ Ana Paula Mota e Nádia Junqueira