A proposta da nova série é incentivar a leitura da população, principalmente as crianças (Ilustração: Mariane Abrahão)
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult Goiás), estreia, nesta quinta-feira (14/01), a série “Escritores Goianos”, com o objetivo de estimular a leitura para o público infantil. A estreia será com o escritor e membro da Academia Goiana de Letras, Miguel Jorge.
O novo programa faz parte do projeto Cultura em Casa, que já levou inúmeras apresentações educativas e de entretenimento nos últimos nove meses.
A intenção da nova série é incentivar a leitura da população, principalmente as crianças, ao contar a história de vida e de trabalho de autores e ilustradores que já publicaram livros, quadrinhos e gibis. Além disso, as crianças goianas poderão conhecer os espaços culturais que participam da ação, como a Gibiteca Jorge Braga e a Biblioteca Pio Vargas, unidades da Secult Goiás.
A série, que consiste em vídeoscasts, será apresentada e coordenada pela jornalista Virgínia Daumas e vai mostrar entrevistas exclusivas com escritores e ilustradores goianos, como Miguel Jorge, Adalberto Queiroz, Tyson Fabio e Jorge Braga.
Os profissionais também irão falar sobre suas trajetórias e experiências profissionais, expondo trabalhos e processos criativos.
Os episódios serão semanais e divulgados por meio do canal da Secult Goiás no Youtube.
O secretário de Estado de Cultura, Adriano Baldy, destaca que o programa “Escritores Goianos” vai unir leitura, história e trabalho de grandes personagens goianos.
“Desde o início da pandemia, o projeto Cultura em Casa levou e continua levando muito conhecimento e diversão para aqueles que ainda precisam ficar em suas casas por conta do isolamento social. Agora, nós ainda poderemos descobrir um pouco mais sobre esses importantes autores e ilustradores goianos”, declara, acrescentando ter a certeza “de que a nova programação será um sucesso e que o objetivo de incentivar a leitura para as crianças será alcançado com muito êxito”.
Fonte: Comunicação Setorial – Secult Goiás – Governo de Goiás