Bem-vindo, use nossas ferramentas de acessibilidade.
C C C C
A- A+
Por aí. /Rotas.

Secult Goiás realiza programação especial na 14ª Primavera Nacional dos Museus

24 de setembro de 2020
Secult Goiás realiza programação especial na 14ª Primavera Nacional dos Museus

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult Goiás), preparou uma programação especial para a 14ª Primavera dos Museus 2020, que será iniciada na próxima segunda-feira (21/09), e se estende até o dia 27, domingo. O tema deste ano é “Mundo Digital: Museus em Transformação”.

O evento é realizado e coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em parceria com as instituições museológicas de todo país.  Devido à pandemia de Covid-19, a programação foi totalmente adaptada para o ambiente virtual.

Visita mediada à exposição “Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira através da imagem”. Fonte: arquivo MIS-GO.

A programação da Secult inclui a Gerência de Museus, Bibliotecas, Instituto Goiano do Livro, Arquivo Histórico e Superintendência de Patrimônio Histórico, Cultural e Artístico.

“Serão diversas atividades, como palestras, exposições virtuais, publicação de vídeocasts e podcasts”, informa a gerente de Museus da Secult Goiás, Keith Valéria Tito.

Compõem a grade museológica da pasta o Museu da Imagem e do Som de Goiás (MIS), o Museu Goiano Zoroastro Artiaga (Muza), o Palácio Conde dos Arcos, o Museu Ferroviário de Pires do Rio, o Arquivo Histórico Estadual e o Museu Pedro Ludovico.A programação é gratuita e poderá ser acompanhada pelas redes sociais dos museus e da Secult Goiás, bem como pelo canal da secretaria no YouTube.

Na programação do MIS, por exemplo, consta uma exposição virtual sobre o Lago das Rosas e um vídeocast com o historiador Iury Ercolani Moraes. Já o Muza disponibilizará o Podcast “Tecnologia: as transformações no campo museal”; e o Museu Pedro Ludovico trará o Videocast “Memória e sociedade: problematizando a interação virtual no museu”, dentre outas atividades.

 

 

Confira a Programação completa

Museu da Imagem e do Som de Goiás  
@goias.mis

Proposta: Exposição virtual nas redes sociais sobre o Lago das Rosas
21.09.2020: vídeocast com o historiador Iury Ercolani Moraes sobre o Lago das Rosas, Patrimônio Histórico e Cultural de Goiânia.

22 a 24.09.2020: Clique fotográfico. Cada participante posta as suas fotos do Lago das Rosas usando a # que será adotada.

25.09.2020: vídeocast com o historiador Iury Ercolani Moraes para apresentar as fotografias selecionadas e o diálogo entre elas e as fotografias do acervo MIS com a mesma temática.

Museu Goiano Zoroastro Artiaga
@muza.go

21.09.2020: publicação de cards: 1. Prensa manual. Técnica e tecnologia. Comunicação de Massa; 2. Máquina de Escrever. O papel das ferramentas de comunicação; 3. Computador. Ferramentas contemporâneas de comunicação.

25.09.2020: Podcast. Tecnologia: as transformações no campo museal.

Palácio Conde dos Arcos
@palaciocondedosarcos

22.09.2020: vídeocast “Das pedras e das serras para as redes”. Convidado: Dr. Pablo Lisboa. Professor da Faculdade de Museologia/ UFG e Coordenador da Reitoria Digital / UFG.

Museu Ferroviário de Pires do Rio
@museupiresdorio

21.09.2020: vídeocast: Museus digitais: a história viva na Internet. Com Anderson Cavalcante, professor da Universidade Estadual de Goiás/Unidade de Pires do Rio, no curso de Redes de Computadores.

23.09.2020: vídeocast: Mundo digital: ultimato. Com Carlos Gomes Junior, professor da Universidade Estadual de Goiás/Unidade de Pires do Rio, no curso de Redes de Computadores.

25.09.2020. vídeocast. Transformações digitais no mundo das locomotivas. Com Francyelle Martins Gontijo, Coordenadora do Museu Ferroviário de Pires do Rio e Priscila Nascimento Marcelino, supervisora do Núcleo de Ação Educativa do Museu Ferroviário de Pires do Rio.

Arquivo Histórico Estadual
@arquivohistoricogo

23.09.2020: vídeocast “Arquivos e o Ambiente Digital: “Desafios e Perspectivas para Espaços de Memória na Sociedade em Rede”. Com Alison Carlos Filgueiras, professor de Sistemas de Informação, da Universidade Estadual em Goiás.

Museu Pedro Ludovico
@museupedroludovico

24.09.2020. Videocast “Memória e sociedade: problematizando a interação virtual no museu”. Com as museólogas Bárbara Yanara e Karlla Kamylla Passos dos Santos.

Serviço:
14ª Primavera dos Museus 2020
Data: 21 a 27 de setembro
Mais Informações: gemceg.secult@goias.gov.br /  keith.tito@goias.gov.br

Fonte: Comunicação Setorial da Secult Goiás – Governo de Goiás
Redação Antes do Ponto Final

Baixe o e-book e saiba mais sobre.