Divulgação
O evento que discute produção cênica em Goiás tem data marcada para acontecer neste ano: de 7 a 10 de outubro. O PROCENA apresenta sua terceira edição com duas novidades: será realizado inteiramente online e terá a dança, a acessibilidade e a profissionalização para artistas com deficiência como temas principais. Toda a programação será transmitida através do YouTube, Instagram e Facebook e contará com libras e recursos de audiodescrição. O evento oferecerá webinários e oficinas que promoverão o debate e a formação sobre estes temas. A programação também conta com espetáculos de dança, como “Dez Mil Seres”, da cia portuguesa Dançando com a Diferença e “die einen, die anderen – alguns outros”, da Cia Gira Dança, do Rio Grande do Norte. Também serão apresentados “Berorrokan – A origem do mundo karajá”, pelo INAI/ NAIBF, de Goiás e “Similitudo”, pelo Projeto Pés, do Distrito Federal.
A programação ainda oferece oficinas de dança inclusiva, de criação cênica acessível em ambiente virtual, “corpo zona dissoluta”, “movimente” e “Estranho hoje?!!, normal amanhã?!!!”. Também conta webinários sobre formação em dança e recursos de acessibilidade, políticas culturais e a produção de artistas com deficiência e sobre corpos diferenciados e a cena. Ainda será exibida a websérie “Essa é minha arte! Qual é a sua?” durante todas as manhãs do evento.
O PROCENA, previsto para ser realizado presencialmente neste ano, teve de adaptar toda a programação para o meio virtual. As barreiras arquitetônicas e urbanísticas, uma das maiores inimigas da acessibilidade, deixaram de ser uma preocupação para a produção. Por outro lado, o acesso à informação e à comunicação teve de ser bem pensado para garantir que a programação chegue a todos e todas. “A realização virtual impediu o contato físico, porém ampliou o alcance do evento, gerando discussões que vão além das fronteiras, trocas de conhecimentos e experiências que podem enriquecer ainda mais a participação de todos”, comenta positivamente o coordenador Thiago Santana.
A dança e a acessibilidade
O evento neste ano inaugura a proposta de, a cada edição, discutir uma linguagem artística cênica e sua relação com a acessibilidade. O PROCENA teve duas edições anteriores, em 2016 e 2018, quando os debates estiveram centrados nas perspectivas e mecanismos que envolvem a acessibilidade na produção cênica. As discussões apontaram a dança como uma linguagem que inclui e oferece mais possibilidades de acessibilidade para artistas e também para espectadores com deficiência. “Esses debates nos fizeram decidir por começar esta nova proposta com a dança, suas contribuições para a produção cênica, seus processos formativos e composições estéticas da cena inclusiva e acessível”, justifica Thiago Santana, coordenador do evento.
Santana destaca a importância de mecanismos de fomento incluírem exigências e orientações para uma produção inclusiva e acessível às produções artísticas. É o caso, por exemplo, do Fundo de Arte e Cultura de Goiás. “O FAC tencionou positivamente uma produção cada vez mais democrática, permitindo a inclusão de novos consumidores de arte e cultura. Com isso a cena acessível em Goiás já é uma realidade cada vez mais crescente”, avalia Thiago. Ele lembra, contudo, que isso é fruto das metas do Plano Nacional de Cultura, em diálogo com outros marcos legais como a Convenção da Pessoa com Deficiência e a Lei Brasileira da Inclusão. Instrumentos que, por sua vez, são resultados de debates e discussões da área, como esses que serão realizados nesta edição do Procena.
Serviço
Edição 2020 – PROCENA – dança, acessibilidade e profissionalização para artistas com deficiência
Datas: 7 a 10 de outubro
Transmissão: Instagram, Facebook e YouTube do Evento.
Programação completa em breve.
Texto e fotos: Divulgação.